Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13799
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Uso de símbolos na musicalização |
Autor(es): | Anjos Júnior, Olivio Fernandes dos |
Primeiro Orientador: | Souza, Nilton da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, José Guido Dantas Lessa da |
Resumo: | O presente trabalho tem o objetivo contribuir para o ensino de leitura de partitura, usando figuras lúdicas e proporcionando uma alternativa no processo de musicalização nos estágios iniciais. Essa material didático tem na sua concepção, um apanhado de situações vividas em sala de aula que se mostraram eficazes como atividades iniciais as metodologias tradicionais, resultando em uma melhor compreensão e assimilação das células rítmicas básicas. Como base teórica pesquisei em Dalcroze a importância da consciência corporal rítmica (Euritmia) onde as experiências conduzem o aluno a uma melhor compreensão do conteúdo através do uso de vários elementos corporais. Essas atividades têm como ferramentas, elementos corporais organizados por figuras lúdicas adaptadas que remetem as diagramações e formas da partitura tradicional. Outro fator importante é a relação do que ouvimos e vemos e como organizamos, compreendemos e reproduzimos algo que está escrito tendo base na “Audiação” de Edwin Gordon. |
Abstract: | The present work aims to contribute to teaching sheet music reading, using playful figures and providing an alternative in the musicalization process in the initial stages. This teaching material has in its conception, a collection of situations experienced in the classroom that proved to be effective as initial activities using traditional methodologies, resulting in a better understanding and assimilation of the basic rhythmic cells. As a theoretical basis, I researched in Dalcroze the importance of rhythmic body awareness (Eurythmy) where experiences lead the student to a better understanding of the content through the use of various body elements. These activities use bodily elements organized by adapted playful figures that resemble the layouts and forms of traditional sheet music as tools. Another important factor is the relationship between what we hear and see and how we organize, understand and reproduce something that is written based on Edwin Gordon's “Audiation”. |
Palavras-chave: | Partituras - Leitura e execução Musicalização Euritmia Sheet music - Reading and performance Musicalization Eurythmy |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Música - Licenciatura |
Citação: | ANJOS JÚNIOR, Olivio Fernandes dos. Uso de símbolos na musicalização. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13799 |
Data do documento: | 21-nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso de símbolos na musicalização.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.