Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13706
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem para a formação de professores de letras –libras – sentido e discussões |
Título(s) alternativo(s): | The contributions of the planning, curriculum and learning assessment discipline to the training of teachers of letters – libras – meaning and discussions |
Autor(es): | Santos, Camylla Oliveira Almeida, Thaiany de Freita |
Primeiro Orientador: | Silva, Maria Angelica da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Edineide dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Teixeira, Radjalma da Silva |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso se concentra em torno das dimensões do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na formação de professores de Letras – Libras da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa argumenta que a dimensão pedagógica nas discussões sobre o trabalho docente pode ser negligenciada, especialmente, em cursos de formação específica e destaca a importância de entender o planejamento, currículo e avaliação como partes interconectadas da formação docente. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre como os aspectos teórico-conceituais do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem contribuem para a formação dos professores de Letras – Libras. Consideramos as limitações dos componentes curriculares, particularmente no que diz respeito à formação pedagógica na para estudantes de Letras – Libras, destacando a necessidade de uma base sólida nessa área para enfrentar os desafios da educação de surdos e garantir a qualidade do ensino. |
Abstract: | Este trabalho de conclusão de curso se concentra em torno das dimensões do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na formação de professores de Letras – Libras da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa argumenta que a dimensão pedagógica nas discussões sobre o trabalho docente pode ser negligenciada, especialmente, em cursos de formação específica e destaca a importância de entender o planejamento, currículo e avaliação como partes interconectadas da formação docente. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre como os aspectos teórico-conceituais do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem contribuem para a formação dos professores de Letras – Libras. Consideramos as limitações dos componentes curriculares, particularmente no que diz respeito à formação pedagógica na para estudantes de Letras – Libras, destacando a necessidade de uma base sólida nessa área para enfrentar os desafios da educação de surdos e garantir a qualidade do ensino. |
Palavras-chave: | Professores de libras - Formação Formação docente - Currículo Avaliação de aprendizagem - Professores de libras Almeida, Thaiany de Freita Libra teachers - Training Teacher training - Curriculum Assessment of learning - Libra teachers Almeida, Thaiany de Freita |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Libras) - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Camylla Oliveira; ALMEIDA, Thaiany de Freita As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem para a formação de professores de letras –libras – sentido e discussões / Thaiany de Freita Almeida. 2023. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13706 |
Data do documento: | 15-set-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.