00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13706
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem para a formação de professores de letras –libras – sentido e discussões
Título(s) alternativo(s): The contributions of the planning, curriculum and learning assessment discipline to the training of teachers of letters – libras – meaning and discussions
Autor(es): Santos, Camylla Oliveira
Almeida, Thaiany de Freita
Primeiro Orientador: Silva, Maria Angelica da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Edineide dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Teixeira, Radjalma da Silva
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se concentra em torno das dimensões do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na formação de professores de Letras – Libras da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa argumenta que a dimensão pedagógica nas discussões sobre o trabalho docente pode ser negligenciada, especialmente, em cursos de formação específica e destaca a importância de entender o planejamento, currículo e avaliação como partes interconectadas da formação docente. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre como os aspectos teórico-conceituais do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem contribuem para a formação dos professores de Letras – Libras. Consideramos as limitações dos componentes curriculares, particularmente no que diz respeito à formação pedagógica na para estudantes de Letras – Libras, destacando a necessidade de uma base sólida nessa área para enfrentar os desafios da educação de surdos e garantir a qualidade do ensino.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso se concentra em torno das dimensões do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na formação de professores de Letras – Libras da Universidade Federal de Alagoas. A pesquisa argumenta que a dimensão pedagógica nas discussões sobre o trabalho docente pode ser negligenciada, especialmente, em cursos de formação específica e destaca a importância de entender o planejamento, currículo e avaliação como partes interconectadas da formação docente. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre como os aspectos teórico-conceituais do planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem na disciplina Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem contribuem para a formação dos professores de Letras – Libras. Consideramos as limitações dos componentes curriculares, particularmente no que diz respeito à formação pedagógica na para estudantes de Letras – Libras, destacando a necessidade de uma base sólida nessa área para enfrentar os desafios da educação de surdos e garantir a qualidade do ensino.
Palavras-chave: Professores de libras - Formação
Formação docente - Currículo
Avaliação de aprendizagem - Professores de libras
Almeida, Thaiany de Freita
Libra teachers - Training
Teacher training - Curriculum
Assessment of learning - Libra teachers
Almeida, Thaiany de Freita
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Libras) - Licenciatura
Citação: SANTOS, Camylla Oliveira; ALMEIDA, Thaiany de Freita As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem para a formação de professores de letras –libras – sentido e discussões / Thaiany de Freita Almeida. 2023. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Libras) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13706
Data do documento: 15-set-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (LIBRAS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As contribuições da disciplina planejamento, currículo e avaliação da aprendizagem.pdf2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.