00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitais
Autor(es): Feitosa, Diego de Oliveira
Primeiro Orientador: Paiva, Ranilson Oscar Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Alan Pedro da
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, André Magno Costa de
metadata.dc.contributor.referee3: Pinho Júnior, Dalgoberto Miquilino
Resumo: Um texto digital pode ser definido como qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, leitores de livros digitais, entre outros, de maneira que independe da existência da versão em papel. Com os avanços da tecnologia, novas aplicações foram introduzidas no setor educacional. Os textos educacionais ou mesmo os livros didáticos da atualidade, limitam-se a replicar o conteúdo impresso acrescido de poucos REDs (recursos educacionais digitais) com baixo nível de interação. Logo é notável a distância que os textos digitais estão das potencialidades da tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma interface de uma ferramenta que gerenciará textos educacionais digitais com recursos personalizados, possibilitando que os estudantes tenham uma melhor experiência de leitura, bem como uma melhor síntese do conteúdo lido. Depois das análises dos resultados, as funcionalidades “Zoom”, “adicionar comentários ao texto”, “ampliar o tamanho/mudar a cor do texto”, principalmente, foram consideradas como recursos úteis que poderiam ajudar na leitura/compreensão do texto e são recursos que devem ser acrescidos aos textos digitais, além de também serem considerados úteis para melhorar a experiência na compreensão da leitura e aprendizagem. Já as funcionalidades que oferecem questões sobre o texto aos leitores, teve uma avaliação mediana no primeiro experimento e uma avaliação não tão boa no segundo, embora tal recurso tenha sido considerado como fácil de utilizar.
Abstract: A digital text can be defined as any information content, similar to a book, in digital format, which can be read on electronic equipment, such as computers, cell phones, digital book readers, among others, in a way that, regardless of the existence of the version on paper. With advances in technology, new applications have been computed in the educational sector. Educational texts or even current textbooks are limited to replicating printed content plus a few DERs (digital educational resources) with a low level of interaction. Therefore, the distance that digital texts are from the potential of technology is remarkable. The present work has as its general objective the development of an interface of a tool that will manage digital digital texts with personalized resources, allowing students to have a better reading experience, as well as a better synthesis of the content read. After analyzing the results, functionalities such as “Zoom”, “add comments to the text”, “enlarge the size/change the text color”, mainly, were understood as useful resources that could help in the reading/understanding of the text and are resources that should be added to digital texts, in addition to being considered useful to improve the experience in reading comprehension and learning. The functionalities that offer questions about the text to the readers, had a medium evaluation in the first experiment and a not so good evaluation in the second, although this resource was considered easy to use.
Palavras-chave: Texto digital
Tecnologia
Recursos Educacionais Digitais (REDs)
Recursos personalizados
Leitura
Digital text
Technology
Digital Educational Resources
Personalized resources
Reading
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Computação - Bacharelado
Citação: FEITOSA, Diego de Oliveira. Análise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitais. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13201
Data do documento: 9-out-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitais.pdf7.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.