00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13201
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paiva, Ranilson Oscar Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1714190463540106pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Alan Pedro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2752203627912781pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, André Magno Costa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940517936484660pt_BR
dc.contributor.referee3Pinho Júnior, Dalgoberto Miquilino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5502245878304036pt_BR
dc.creatorFeitosa, Diego de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8623117497256429pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-04T14:30:26Z-
dc.date.available2024-03-04-
dc.date.available2024-03-04T14:30:26Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.identifier.citationFEITOSA, Diego de Oliveira. Análise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitais. 2024. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) – Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/13201-
dc.description.abstractA digital text can be defined as any information content, similar to a book, in digital format, which can be read on electronic equipment, such as computers, cell phones, digital book readers, among others, in a way that, regardless of the existence of the version on paper. With advances in technology, new applications have been computed in the educational sector. Educational texts or even current textbooks are limited to replicating printed content plus a few DERs (digital educational resources) with a low level of interaction. Therefore, the distance that digital texts are from the potential of technology is remarkable. The present work has as its general objective the development of an interface of a tool that will manage digital digital texts with personalized resources, allowing students to have a better reading experience, as well as a better synthesis of the content read. After analyzing the results, functionalities such as “Zoom”, “add comments to the text”, “enlarge the size/change the text color”, mainly, were understood as useful resources that could help in the reading/understanding of the text and are resources that should be added to digital texts, in addition to being considered useful to improve the experience in reading comprehension and learning. The functionalities that offer questions about the text to the readers, had a medium evaluation in the first experiment and a not so good evaluation in the second, although this resource was considered easy to use.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Computação - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto digitalpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Digitais (REDs)pt_BR
dc.subjectRecursos personalizadospt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDigital textpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital Educational Resourcespt_BR
dc.subjectPersonalized resourcespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleAnálise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoUm texto digital pode ser definido como qualquer conteúdo de informação, semelhante a um livro, em formato digital, que pode ser lido em equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, leitores de livros digitais, entre outros, de maneira que independe da existência da versão em papel. Com os avanços da tecnologia, novas aplicações foram introduzidas no setor educacional. Os textos educacionais ou mesmo os livros didáticos da atualidade, limitam-se a replicar o conteúdo impresso acrescido de poucos REDs (recursos educacionais digitais) com baixo nível de interação. Logo é notável a distância que os textos digitais estão das potencialidades da tecnologia. O presente trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma interface de uma ferramenta que gerenciará textos educacionais digitais com recursos personalizados, possibilitando que os estudantes tenham uma melhor experiência de leitura, bem como uma melhor síntese do conteúdo lido. Depois das análises dos resultados, as funcionalidades “Zoom”, “adicionar comentários ao texto”, “ampliar o tamanho/mudar a cor do texto”, principalmente, foram consideradas como recursos úteis que poderiam ajudar na leitura/compreensão do texto e são recursos que devem ser acrescidos aos textos digitais, além de também serem considerados úteis para melhorar a experiência na compreensão da leitura e aprendizagem. Já as funcionalidades que oferecem questões sobre o texto aos leitores, teve uma avaliação mediana no primeiro experimento e uma avaliação não tão boa no segundo, embora tal recurso tenha sido considerado como fácil de utilizar.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO- IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise da percepção da utilidade de uma ferramenta de apoio à leitura de textos digitais.pdf7.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.