00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12917
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Educational school psychology in public and private education: experience report
Autor(es): Gonçalves, Matheus Vitório Lopes
Primeiro Orientador: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Nadja Maria Vieira da
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre atuação de um estudante de psicologia no ensino público como estagiário de psicologia e no ensino privado como auxiliar de coordenação. A partir da ideia de encontro dialogal de Martin Buber, esta proposta objetivou comparar as diferentes relações com os grupos da comunidade escolar: relação com professores, com a equipe pedagógica, com estudantes e com familiares. Dois fatores se apresentaram como centrais para as diferentes relações construídas no ambiente escolar: os objetivos pedagógicos da escola e o perfil socioeconômico dos estudantes.
Abstract: The purpose of this article is to present an experience report on the performance of a psychology student in public education as a psychology intern and in private education as a coordination assistant. Based on Martin Buber's idea of dialogical encounter, this proposal aimed to compare the different relationships with groups in the school community: relationships with teachers, with the pedagogical team, with students, and with family members. As a result, differences between X, Y, Z were evidenced.
Palavras-chave: Psicologia escolar
Psicologia educacional
Ensino público
Ensino privado
Escolas públicas
Escolas particulares
Encontro dialogal
School psychology
Educational psychology
Public education
Private education
Public schools
Private schools
Dialogical meet
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia- Bacharelado
Citação: GONÇALVES, Matheus Vitório Lopes. Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12917
Data do documento: 2-ago-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência.pdf305.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.