Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12917
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência |
Título(s) alternativo(s): | Educational school psychology in public and private education: experience report |
Autor(es): | Gonçalves, Matheus Vitório Lopes |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência sobre atuação de um estudante de psicologia no ensino público como estagiário de psicologia e no ensino privado como auxiliar de coordenação. A partir da ideia de encontro dialogal de Martin Buber, esta proposta objetivou comparar as diferentes relações com os grupos da comunidade escolar: relação com professores, com a equipe pedagógica, com estudantes e com familiares. Dois fatores se apresentaram como centrais para as diferentes relações construídas no ambiente escolar: os objetivos pedagógicos da escola e o perfil socioeconômico dos estudantes. |
Abstract: | The purpose of this article is to present an experience report on the performance of a psychology student in public education as a psychology intern and in private education as a coordination assistant. Based on Martin Buber's idea of dialogical encounter, this proposal aimed to compare the different relationships with groups in the school community: relationships with teachers, with the pedagogical team, with students, and with family members. As a result, differences between X, Y, Z were evidenced. |
Palavras-chave: | Psicologia escolar Psicologia educacional Ensino público Ensino privado Escolas públicas Escolas particulares Encontro dialogal School psychology Educational psychology Public education Private education Public schools Private schools Dialogical meet |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Psicologia- Bacharelado |
Citação: | GONÇALVES, Matheus Vitório Lopes. Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12917 |
Data do documento: | 2-ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Psicologia escolar educacional no ensino público e privado: relato de experiência.pdf | 305.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.