00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias de comunicação no evento Verão Massayó na construção da imagem de Maceió como ''destino mais procurado do Brasil''
Autor(es): Cavalcanti, Karine Cristina Pedrosa
Santos, Lisiane Idalino dos
Primeiro Orientador: Silva, Vanuza Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Manoela Maria Pinto Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Pimentel, Berenice Correia Costa
Resumo: A cidade de Maceió vem ganhando destaque mundial com o ‘’alto verão alagoano’’, resultado da alta temporada na região, em consequência um maior número de turistas, assim como uma maior circulação e desenvolvimento da economia local. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da comunicação como processo significativo no evento Verão Massayó, no qual é refletido indiretamente na construção da imagem do verão maceioense, especial no desenvolvimento ou na economia em que o evento e a alta temporada levou para a cidade. O estudo foi realizado através de uma pesquisa qualitativa do evento, onde foram entrevistadas quinze pessoas e escolhidos três turistas e três maceioenses, por serem divididos igualmente como: nativos e visitantes. A análise que se desenvolve no sentido de compreender as estratégias utilizadas para aproximar o público à cidade na alta temporada no que diz respeito à comunicação, foi feita com base no evento Verão Massayó, realizada a partir da observação direta dos consumidores do evento durante o período de quatro dias de sua execução, assim como com entrevistas com pessoas ligadas ao evento e consumidores, e análise das redes sociais oficiais. Com estes resultados, mostraremos os princípios básicos dos profissionais de Relações Públicas, podendo traçar planos que servirão como estratégia para atrair cada vez mais investimentos, economia, cultura e lazer à região com projetos como esse. Usamos como base para a pesquisa alguns autores referências em relações públicas em eventos, cultura e turismo como: Pereira (2002), Zanella (2008), Marconi e Presotto (2010). Em uma reflexão final mostraremos aprendizagens e impressões de toda a academia, seguida da bibliografia completa utilizada e dos necessários apêndices e anexos.
Abstract: The city of Maceió has been gaining worldwide prominence with the ''alagoas high summer'', a result of the high season in the region, as a result of a greater number of tourists, as well as greater circulation and development of the local economy. This research aims to analyze the role of communication as a significant process in the event Verão Massayó, which is indirectly reflected in the construction of the image of the Maceio summer, especially in the development or economy in which the event and the high season led to the city. The study was carried out through qualitative research of the event, where fifteen people were interviewed and three tourists and three from Maceio were chosen, as they were divided equally as: natives and visitors. The analysis that develops in order to understand the strategies used to bring the public closer to the city in the high season with regard to communication, was based on the event Verão Massayó, carried out from the direct observation of the consumers of the event during the period four days after its execution, as well as interviews with people connected to the event and consumers, and analysis of official social networks. With these results, we will show the basic principles of Public Relations professionals, being able to outline plans that will serve as a strategy to attract more and more investments, economy, culture and leisure to the region with projects like this. We used as a basis for the research some reference authors in public relations in events, culture and tourism such as: Pereira (2002), Zanella (2008), Marconi and Presotto (2010). In a final reflection, we will show learning and impressions of the entire academy, followed by the complete bibliography used and the necessary appendices and annexes.
Palavras-chave: Comunicação
Verão Massayó (Eventos)
Profissionais de Relações Públicas
Marketing cultural
Communication
Summer Massayó (Events)
Public Relations Professionals
Cultural marketing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: CAVALCANTI, Karine Cristina Pedrosa; SANTOS, Lisiane Idalino dos. Estratégias de comunicação no evento Verão Massayó na construção da imagem de Maceió como ''destino mais procurado do Brasil''. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12821
Data do documento: 28-jun-2023
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