00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12752
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas pedagógicas registradas nos estágios curriculares supervisionados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas
Autor(es): Paula, Anna Karoline Lima de
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Nicácio, Saulo Verçosa
metadata.dc.contributor.referee2: Mota, Maria Danielle Araújo
Resumo: A prática de Estágio Supervisionado Obrigatório nos cursos de formação de professores está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – (LDB) nº 9.394/96 e na Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 que trata sobre os Estágios Supervisionados. No ano de 2019, por meio da resolução CNE/CP n° 2/2019 foram definidas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais de Magistério para a Educação Básica e este documento estabelece o Estágio Supervisionado Obrigatório como componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas. Dada a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação docente buscou-se com este trabalho verificar as práticas pedagógicas registradas pelos licenciandos durante o Estágio Supervisionado Obrigatório 4, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFAL. A presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva e foi organizada em quatro (4) etapas, onde na 1ª etapa houve o planejamento da pesquisa, na 2ª etapa a fundamentação teórica, na 3ª etapa o levantamento de dados dos relatórios finais e a 4ª etapa a análise e discussão dos resultados. Observou-se a categoria 1 e 2, correspondente respectivamente a concepção de instrumentalização técnica e a de imitação de modelos, nas práticas pedagógicas dos estagiários de ESO 4. Conclui-se com isso que os Estágios Supervisionados nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS-UFAL são oportunidades que permitem a construção da identidade profissional e a ampliação da visão do futuro professor de Ciências e Biologia a respeito das estratégias de ensino e aprendizagem para melhoria do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Palavras-chave: Formação de professores
Prática educativa
Estágio supervisionado obrigatório
Licenciatura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura
Citação: PAULA, Anna Karoline Lima de. Práticas pedagógicas registradas nos estágios curriculares supervisionados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12752
Data do documento: 24-nov-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.