Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12752
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas pedagógicas registradas nos estágios curriculares supervisionados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas |
Autor(es): | Paula, Anna Karoline Lima de |
Primeiro Orientador: | Santos, Lilian Carmen Lima dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Nicácio, Saulo Verçosa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Maria Danielle Araújo |
Resumo: | A prática de Estágio Supervisionado Obrigatório nos cursos de formação de professores está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – (LDB) nº 9.394/96 e na Lei Federal nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 que trata sobre os Estágios Supervisionados. No ano de 2019, por meio da resolução CNE/CP n° 2/2019 foram definidas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior de Profissionais de Magistério para a Educação Básica e este documento estabelece o Estágio Supervisionado Obrigatório como componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas. Dada a importância do Estágio Curricular Supervisionado para a formação docente buscou-se com este trabalho verificar as práticas pedagógicas registradas pelos licenciandos durante o Estágio Supervisionado Obrigatório 4, no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFAL. A presente pesquisa é de natureza qualitativa descritiva e foi organizada em quatro (4) etapas, onde na 1ª etapa houve o planejamento da pesquisa, na 2ª etapa a fundamentação teórica, na 3ª etapa o levantamento de dados dos relatórios finais e a 4ª etapa a análise e discussão dos resultados. Observou-se a categoria 1 e 2, correspondente respectivamente a concepção de instrumentalização técnica e a de imitação de modelos, nas práticas pedagógicas dos estagiários de ESO 4. Conclui-se com isso que os Estágios Supervisionados nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do ICBS-UFAL são oportunidades que permitem a construção da identidade profissional e a ampliação da visão do futuro professor de Ciências e Biologia a respeito das estratégias de ensino e aprendizagem para melhoria do desempenho escolar dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. |
Palavras-chave: | Formação de professores Prática educativa Estágio supervisionado obrigatório Licenciatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | PAULA, Anna Karoline Lima de. Práticas pedagógicas registradas nos estágios curriculares supervisionados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12752 |
Data do documento: | 24-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas pedagógicas registradas nos estágios curriculares supervisionados no curso de licenciatura em Ciências Biológicas.pdf | 754.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.