00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931
Tipo: Dissertação
Título: Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias
Título(s) alternativo(s): Optimizing public transport system using biased random-key genetic algorithm
Autor(es): Oliveira, João Luiz Alves
Primeiro Orientador: Nogueira, Bruno Costa e Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pinheiro, Rian Gabriel Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Aquino, André Luiz Lins de
metadata.dc.contributor.referee2: Callou, Gustavo Rau de Almeida
Resumo: A economia de uma cidade ou região é diretamente proporcional à eficiência do seu sistema de transporte público. O planejamento de um sistema de transporte público depende de diversos fatores como modais de transporte, demandas de origem-destino, qualidade e confiabilidade desse serviço, custos operacionais, entre outros. Essas características levam a problemas muito complexos, como o projeto de rede e configuração de frequência de veículos. O presente trabalho propõe uma metodologia, baseada em Algoritmos Genéticos Enviesados de Chaves-Aleatórias (BRKGA), para otimização da frequência de veículos do sistema de transporte público de ônibus considerando duas métricas: (i) tempo de espera dos passageiros; (ii) custo operacional para a empresa concessionária. A metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso real com dados de transporte de ônibus da cidade de Maceió/AL. Neste estudo de caso, foram considerados dois cenários diferentes: no primeiro cenário buscou-se minimizar o tempo de espera dos passageiros, e no segundo o objetivo foi minimizar o custo operacional da empresa concessionária. Os resultados demonstram que em ambos os casos a metodologia proposta foi capaz de melhorar em mais que 10% o desempenho da configuração em relação a que está atualmente em uso no transporte público da cidade.
Abstract: The economy of a city or region is directly proportional to its public transport system efficiency. Planning of a public transport system depends on several factors such as transport modals, origin-destination demands, quality and reliability of this service, operational costs, among others. These features leads to very complex problems like the network design and vehicles frequency setting. The present work focus to propose a methodology, based on biased random-key genetic algorithms (BRKGA), for optmizing the vehicle frequency of the bus public transport system considering two metrics: (i) passengers waiting time; (ii) operational cost for the concessionaire company. The proposed methodology was applied in a real case study with bus transport data from the city of Maceió/AL. In this case, two different scenarios were considered: In the first scenario, it sought to minimize the passengers waiting time, and in the second, the objective was to minimize the operating cost of the concessionaire company. The results show that in both cases the proposed methodology was able to improve the performance of the configuration currently in use in the city’s public transport by over than 10%.
Palavras-chave: Chaves aleatórias enviesadas (Algoritmos genéticos)
Transporte público – Planejamento
Transporte público – Otimização
Eurística
Biased random-key genetic algorithms
Frequency setting
Planning of public traffic system
Heuristics
Optimization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citação: OLIVEIRA, João Luiz Alves. Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931
Data do documento: 14-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.