Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Nogueira, Bruno Costa e Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6805191874473768 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pinheiro, Rian Gabriel Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1447954471683870 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aquino, André Luiz Lins de | - |
dc.contributor.referee2 | Callou, Gustavo Rau de Almeida | - |
dc.creator | Oliveira, João Luiz Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3885636689293750 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T18:31:41Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25 | - |
dc.date.available | 2023-07-28T18:31:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Luiz Alves. Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931 | - |
dc.description.abstract | The economy of a city or region is directly proportional to its public transport system efficiency. Planning of a public transport system depends on several factors such as transport modals, origin-destination demands, quality and reliability of this service, operational costs, among others. These features leads to very complex problems like the network design and vehicles frequency setting. The present work focus to propose a methodology, based on biased random-key genetic algorithms (BRKGA), for optmizing the vehicle frequency of the bus public transport system considering two metrics: (i) passengers waiting time; (ii) operational cost for the concessionaire company. The proposed methodology was applied in a real case study with bus transport data from the city of Maceió/AL. In this case, two different scenarios were considered: In the first scenario, it sought to minimize the passengers waiting time, and in the second, the objective was to minimize the operating cost of the concessionaire company. The results show that in both cases the proposed methodology was able to improve the performance of the configuration currently in use in the city’s public transport by over than 10%. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Chaves aleatórias enviesadas (Algoritmos genéticos) | pt_BR |
dc.subject | Transporte público – Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Transporte público – Otimização | pt_BR |
dc.subject | Eurística | pt_BR |
dc.subject | Biased random-key genetic algorithms | pt_BR |
dc.subject | Frequency setting | pt_BR |
dc.subject | Planning of public traffic system | pt_BR |
dc.subject | Heuristics | pt_BR |
dc.subject | Optimization | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.title | Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias | pt_BR |
dc.title.alternative | Optimizing public transport system using biased random-key genetic algorithm | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A economia de uma cidade ou região é diretamente proporcional à eficiência do seu sistema de transporte público. O planejamento de um sistema de transporte público depende de diversos fatores como modais de transporte, demandas de origem-destino, qualidade e confiabilidade desse serviço, custos operacionais, entre outros. Essas características levam a problemas muito complexos, como o projeto de rede e configuração de frequência de veículos. O presente trabalho propõe uma metodologia, baseada em Algoritmos Genéticos Enviesados de Chaves-Aleatórias (BRKGA), para otimização da frequência de veículos do sistema de transporte público de ônibus considerando duas métricas: (i) tempo de espera dos passageiros; (ii) custo operacional para a empresa concessionária. A metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso real com dados de transporte de ônibus da cidade de Maceió/AL. Neste estudo de caso, foram considerados dois cenários diferentes: no primeiro cenário buscou-se minimizar o tempo de espera dos passageiros, e no segundo o objetivo foi minimizar o custo operacional da empresa concessionária. Os resultados demonstram que em ambos os casos a metodologia proposta foi capaz de melhorar em mais que 10% o desempenho da configuração em relação a que está atualmente em uso no transporte público da cidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias.pdf | 3.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.