00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Bruno Costa e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6805191874473768pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pinheiro, Rian Gabriel Santos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1447954471683870pt_BR
dc.contributor.referee1Aquino, André Luiz Lins de-
dc.contributor.referee2Callou, Gustavo Rau de Almeida-
dc.creatorOliveira, João Luiz Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3885636689293750pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T18:31:41Z-
dc.date.available2023-07-25-
dc.date.available2023-07-28T18:31:41Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Luiz Alves. Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias. 2023. 58 f. Dissertação (Mestrado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática, Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11931-
dc.description.abstractThe economy of a city or region is directly proportional to its public transport system efficiency. Planning of a public transport system depends on several factors such as transport modals, origin-destination demands, quality and reliability of this service, operational costs, among others. These features leads to very complex problems like the network design and vehicles frequency setting. The present work focus to propose a methodology, based on biased random-key genetic algorithms (BRKGA), for optmizing the vehicle frequency of the bus public transport system considering two metrics: (i) passengers waiting time; (ii) operational cost for the concessionaire company. The proposed methodology was applied in a real case study with bus transport data from the city of Maceió/AL. In this case, two different scenarios were considered: In the first scenario, it sought to minimize the passengers waiting time, and in the second, the objective was to minimize the operating cost of the concessionaire company. The results show that in both cases the proposed methodology was able to improve the performance of the configuration currently in use in the city’s public transport by over than 10%.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChaves aleatórias enviesadas (Algoritmos genéticos)pt_BR
dc.subjectTransporte público – Planejamentopt_BR
dc.subjectTransporte público – Otimizaçãopt_BR
dc.subjectEurísticapt_BR
dc.subjectBiased random-key genetic algorithmspt_BR
dc.subjectFrequency settingpt_BR
dc.subjectPlanning of public traffic systempt_BR
dc.subjectHeuristicspt_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleOtimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatóriaspt_BR
dc.title.alternativeOptimizing public transport system using biased random-key genetic algorithmpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA economia de uma cidade ou região é diretamente proporcional à eficiência do seu sistema de transporte público. O planejamento de um sistema de transporte público depende de diversos fatores como modais de transporte, demandas de origem-destino, qualidade e confiabilidade desse serviço, custos operacionais, entre outros. Essas características levam a problemas muito complexos, como o projeto de rede e configuração de frequência de veículos. O presente trabalho propõe uma metodologia, baseada em Algoritmos Genéticos Enviesados de Chaves-Aleatórias (BRKGA), para otimização da frequência de veículos do sistema de transporte público de ônibus considerando duas métricas: (i) tempo de espera dos passageiros; (ii) custo operacional para a empresa concessionária. A metodologia proposta foi aplicada em um estudo de caso real com dados de transporte de ônibus da cidade de Maceió/AL. Neste estudo de caso, foram considerados dois cenários diferentes: no primeiro cenário buscou-se minimizar o tempo de espera dos passageiros, e no segundo o objetivo foi minimizar o custo operacional da empresa concessionária. Os resultados demonstram que em ambos os casos a metodologia proposta foi capaz de melhorar em mais que 10% o desempenho da configuração em relação a que está atualmente em uso no transporte público da cidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Otimização do sistema de transporte público utilizando algoritmo genético enviesado de chaves aleatórias.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.