Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência |
Autor(es): | Silva, Lilian Rebeca de Barros |
Primeiro Orientador: | Mota, Maria Danielle Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rodrigues, Aleilson da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Andrade, Müller Ribeiro |
Resumo: | A formação docente é um processo contínuo já que a Identidade Docente é construída a partir das vivências na escola e dos saberes pedagógicos trazidos pelas instituições de ensino. Por isso, adentrar a sala de aula e integrar os conhecimentos práticos com os teóricos ainda durante o curso de formação, é de extrema importância. Pensando nisso, o presente trabalho traz como um espaço possível de formação inicial de professores de Biologia o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE, que se localiza dentro da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e atende a estudantes em vulnerabilidade social, atuando como um pré-vestibular, em que os graduandos ministram aulas supervisionadas. Nessa perspectiva, o objetivo Geral desta pesquisa é investigar como as ações do Grupo Biologia do PAESPE se articulam com a formação inicial do professor de Biologia da UFAL, e para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com finalidade exploratória e descritiva, tanto nos arquivos do Programa, quanto a partir das vivências de uma graduanda que participou como estudante e como voluntária da iniciativa social. A partir da reflexão e das análises realizadas o presente trabalho traz a discussão acerca do índice de evasão muito alto dos estudantes do Programa, o que traz uma reflexão acerca de quais devem ser os graduandos a compor o grupo de voluntários que ministram as aulas: o graduandos dos cursos de Licenciatura, pois estão tendo uma formação adequada para essa função, mas como os membros que compõem o voluntariado, em sua maioria são grupos de Educação Tutoria - PET dos cursos de Engenharia, outras medidas devem ser tomadas para mitigar a situação. Trazendo a discussão também algumas possibilidades encontradas para otimizar a formação, tanto dos graduandos ao se construírem enquanto futuros professores, quanto dos estudantes do Ensino Médio. Então, é possível concluir que o PAESPE pode ser uma iniciativa social com grande potencial para a formação de professores de Biologia, sendo um espaço tanto para a construção da identidade docente, quanto para o desenvolvimento dos futuros profissionais, se aperfeiçoando na prática pedagógica para que os estudantes possam ter uma educação científica advinda do planejamento e utilização de metodologias ativas. |
Palavras-chave: | Universidade Federal de Alagoas. Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado Formação inicial do professor Educação científica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Lilian Rebeca de Barros. Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331 |
Data do documento: | 7-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE)_.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.