Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mota, Maria Danielle Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9647457248949178 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Aleilson da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9092674301849862 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Müller Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9692288738353942 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Lilian Rebeca de Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T18:07:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T18:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lilian Rebeca de Barros. Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Alagoas. Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial do professor | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A formação docente é um processo contínuo já que a Identidade Docente é construída a partir das vivências na escola e dos saberes pedagógicos trazidos pelas instituições de ensino. Por isso, adentrar a sala de aula e integrar os conhecimentos práticos com os teóricos ainda durante o curso de formação, é de extrema importância. Pensando nisso, o presente trabalho traz como um espaço possível de formação inicial de professores de Biologia o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE, que se localiza dentro da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e atende a estudantes em vulnerabilidade social, atuando como um pré-vestibular, em que os graduandos ministram aulas supervisionadas. Nessa perspectiva, o objetivo Geral desta pesquisa é investigar como as ações do Grupo Biologia do PAESPE se articulam com a formação inicial do professor de Biologia da UFAL, e para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com finalidade exploratória e descritiva, tanto nos arquivos do Programa, quanto a partir das vivências de uma graduanda que participou como estudante e como voluntária da iniciativa social. A partir da reflexão e das análises realizadas o presente trabalho traz a discussão acerca do índice de evasão muito alto dos estudantes do Programa, o que traz uma reflexão acerca de quais devem ser os graduandos a compor o grupo de voluntários que ministram as aulas: o graduandos dos cursos de Licenciatura, pois estão tendo uma formação adequada para essa função, mas como os membros que compõem o voluntariado, em sua maioria são grupos de Educação Tutoria - PET dos cursos de Engenharia, outras medidas devem ser tomadas para mitigar a situação. Trazendo a discussão também algumas possibilidades encontradas para otimizar a formação, tanto dos graduandos ao se construírem enquanto futuros professores, quanto dos estudantes do Ensino Médio. Então, é possível concluir que o PAESPE pode ser uma iniciativa social com grande potencial para a formação de professores de Biologia, sendo um espaço tanto para a construção da identidade docente, quanto para o desenvolvimento dos futuros profissionais, se aperfeiçoando na prática pedagógica para que os estudantes possam ter uma educação científica advinda do planejamento e utilização de metodologias ativas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE)_.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.