00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência
Autor(es): Silva, Lilian Rebeca de Barros
Primeiro Orientador: Mota, Maria Danielle Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Rodrigues, Aleilson da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Müller Ribeiro
Resumo: A formação docente é um processo contínuo já que a Identidade Docente é construída a partir das vivências na escola e dos saberes pedagógicos trazidos pelas instituições de ensino. Por isso, adentrar a sala de aula e integrar os conhecimentos práticos com os teóricos ainda durante o curso de formação, é de extrema importância. Pensando nisso, o presente trabalho traz como um espaço possível de formação inicial de professores de Biologia o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado - PAESPE, que se localiza dentro da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e atende a estudantes em vulnerabilidade social, atuando como um pré-vestibular, em que os graduandos ministram aulas supervisionadas. Nessa perspectiva, o objetivo Geral desta pesquisa é investigar como as ações do Grupo Biologia do PAESPE se articulam com a formação inicial do professor de Biologia da UFAL, e para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com finalidade exploratória e descritiva, tanto nos arquivos do Programa, quanto a partir das vivências de uma graduanda que participou como estudante e como voluntária da iniciativa social. A partir da reflexão e das análises realizadas o presente trabalho traz a discussão acerca do índice de evasão muito alto dos estudantes do Programa, o que traz uma reflexão acerca de quais devem ser os graduandos a compor o grupo de voluntários que ministram as aulas: o graduandos dos cursos de Licenciatura, pois estão tendo uma formação adequada para essa função, mas como os membros que compõem o voluntariado, em sua maioria são grupos de Educação Tutoria - PET dos cursos de Engenharia, outras medidas devem ser tomadas para mitigar a situação. Trazendo a discussão também algumas possibilidades encontradas para otimizar a formação, tanto dos graduandos ao se construírem enquanto futuros professores, quanto dos estudantes do Ensino Médio. Então, é possível concluir que o PAESPE pode ser uma iniciativa social com grande potencial para a formação de professores de Biologia, sendo um espaço tanto para a construção da identidade docente, quanto para o desenvolvimento dos futuros profissionais, se aperfeiçoando na prática pedagógica para que os estudantes possam ter uma educação científica advinda do planejamento e utilização de metodologias ativas.
Abstract: Não possui
Palavras-chave: Universidade Federal de Alagoas. Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado
Formação inicial do professor
Educação científica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SILVA, Lilian Rebeca de Barros. Formação inicial do professor de Biologia articulada com a participação no Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (PAESPE): um relato de experiência. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11331
Data do documento: 7-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.