Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança |
Título(s) alternativo(s): | Family/ school relationchip - reflections for the integral development of the child |
Autor(es): | Pereira, Maria Alice Monteiro |
Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo tecer discussões sobre a importância da participação da família no processo de formação integral e escolar da criança. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: de que forma a família e a escola podem contribuir na formação integral e escolar da criança? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como referencial teórico, os seguintes autores: Aries (1978); Reis (2007); Szymanzki (2011); Santos (2016); Loureiro (2017); Costa, Silva e Souza (2019), entre outros que discutem os processos de formação integral e escolar da criança, colaborando na construção das análises referentes à temática apresentada. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, fundamentada em Minayo (2002) e Yin (2001), que referenciam os aspectos metodológicos no desenvolvimento da pesquisa. Os resultados mostram que diante do questionamento e estudos sobre a relação família e escola, e seus benefícios no desenvolvimento, percebe-se a necessidade de compreendermos às duas instituições como constituidor do sujeito. Diante do cenário atual, sobre a relação família-escola, tem-se o desafio de produzir novas pesquisas para contribuir com a problemática ampla que sofre tantas modificações. |
Palavras-chave: | Educação Infantil Desenvolvimento - Criança Relação Família/Escola |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | PEREIRA, Maria Alice Monteiro. Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo São José da Laje., Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743 |
Data do documento: | 22-jul-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação família-escola - reflexões para o desenvolvimento integral da criança.pdf | 216.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.