Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3491-4292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3987-0762 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3718577942103647 | pt_BR |
dc.creator | Pereira, Maria Alice Monteiro | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7926927626269575 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T19:55:31Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T19:55:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-22 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Alice Monteiro. Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo São José da Laje., Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento - Criança | pt_BR |
dc.subject | Relação Família/Escola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança | pt_BR |
dc.title.alternative | Family/ school relationchip - reflections for the integral development of the child | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo tecer discussões sobre a importância da participação da família no processo de formação integral e escolar da criança. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: de que forma a família e a escola podem contribuir na formação integral e escolar da criança? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como referencial teórico, os seguintes autores: Aries (1978); Reis (2007); Szymanzki (2011); Santos (2016); Loureiro (2017); Costa, Silva e Souza (2019), entre outros que discutem os processos de formação integral e escolar da criança, colaborando na construção das análises referentes à temática apresentada. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, fundamentada em Minayo (2002) e Yin (2001), que referenciam os aspectos metodológicos no desenvolvimento da pesquisa. Os resultados mostram que diante do questionamento e estudos sobre a relação família e escola, e seus benefícios no desenvolvimento, percebe-se a necessidade de compreendermos às duas instituições como constituidor do sujeito. Diante do cenário atual, sobre a relação família-escola, tem-se o desafio de produzir novas pesquisas para contribuir com a problemática ampla que sofre tantas modificações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relação família-escola - reflexões para o desenvolvimento integral da criança.pdf | 216.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.