00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3987-0762pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.creatorPereira, Maria Alice Monteiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7926927626269575pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-21T19:55:31Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T19:55:31Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Alice Monteiro. Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo São José da Laje., Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento - Criançapt_BR
dc.subjectRelação Família/Escolapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleRelação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criançapt_BR
dc.title.alternativeFamily/ school relationchip - reflections for the integral development of the childpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo tecer discussões sobre a importância da participação da família no processo de formação integral e escolar da criança. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: de que forma a família e a escola podem contribuir na formação integral e escolar da criança? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como referencial teórico, os seguintes autores: Aries (1978); Reis (2007); Szymanzki (2011); Santos (2016); Loureiro (2017); Costa, Silva e Souza (2019), entre outros que discutem os processos de formação integral e escolar da criança, colaborando na construção das análises referentes à temática apresentada. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, fundamentada em Minayo (2002) e Yin (2001), que referenciam os aspectos metodológicos no desenvolvimento da pesquisa. Os resultados mostram que diante do questionamento e estudos sobre a relação família e escola, e seus benefícios no desenvolvimento, percebe-se a necessidade de compreendermos às duas instituições como constituidor do sujeito. Diante do cenário atual, sobre a relação família-escola, tem-se o desafio de produzir novas pesquisas para contribuir com a problemática ampla que sofre tantas modificações.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação família-escola - reflexões para o desenvolvimento integral da criança.pdf216.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.