00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil
Autor(es): Freitas, Mendy Christyna Pereira
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Resumo: O presente artigo discute o ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com a Base nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da educação infantil. Mas como oportunizar experiências tão importantes para o desenvolvimento infantil na modalidade de ensino remoto emergencial devido a pandemia do Corona Vírus? Professores, famílias e estudantes precisaram se adaptar uma modalidade de ensino que para muitos não era familiar, o ensino remoto. O acesso à cultura tecnológica como ferramenta essencial de comunicação explicitou diferenças sociais entre os sujeitos que compõem a educação no Brasil. A falta de conhecimento dos recursos tecnológicos, principalmente, na escola pública proporcionou uma busca por conteúdos, metodologias capazes de suprir esse déficit. A ludicidade e a brincadeira foram importantes para que o processo de ensino aprendizagem fosse consolidado. A pesquisa foi realizada com professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió que relataram os pontos positivos e negativos que ocorreram nesse processo. A análise desse momento comprovou que a educação é um agente transformador mesmo dentro de um cenário tão atípico e que através de um planejamento voltado as necessidades do desenvolvimento integral da criança será possível prepará-lo para as diversidades do cotidiano.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem
Desenvolvimento Infantil
Brincar
Educação Infantil
Ludicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: FREITAS, Mendy Christyna Pereira. Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolviento infantil. 2023. 20 f.(Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666
Data do documento: 20-jan-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino remoto na educação infantil - a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.