Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil |
Autor(es): | Freitas, Mendy Christyna Pereira |
Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
Resumo: | O presente artigo discute o ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com a Base nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da educação infantil. Mas como oportunizar experiências tão importantes para o desenvolvimento infantil na modalidade de ensino remoto emergencial devido a pandemia do Corona Vírus? Professores, famílias e estudantes precisaram se adaptar uma modalidade de ensino que para muitos não era familiar, o ensino remoto. O acesso à cultura tecnológica como ferramenta essencial de comunicação explicitou diferenças sociais entre os sujeitos que compõem a educação no Brasil. A falta de conhecimento dos recursos tecnológicos, principalmente, na escola pública proporcionou uma busca por conteúdos, metodologias capazes de suprir esse déficit. A ludicidade e a brincadeira foram importantes para que o processo de ensino aprendizagem fosse consolidado. A pesquisa foi realizada com professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió que relataram os pontos positivos e negativos que ocorreram nesse processo. A análise desse momento comprovou que a educação é um agente transformador mesmo dentro de um cenário tão atípico e que através de um planejamento voltado as necessidades do desenvolvimento integral da criança será possível prepará-lo para as diversidades do cotidiano. |
Palavras-chave: | Ensino/aprendizagem Desenvolvimento Infantil Brincar Educação Infantil Ludicidade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | FREITAS, Mendy Christyna Pereira. Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolviento infantil. 2023. 20 f.(Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666 |
Data do documento: | 20-jan-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino remoto na educação infantil - a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.