Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil | 
| Autor(es): | Freitas, Mendy Christyna Pereira | 
| Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | 
| Resumo: | O presente artigo discute o ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com a Base nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da educação infantil. Mas como oportunizar experiências tão importantes para o desenvolvimento infantil na modalidade de ensino remoto emergencial devido a pandemia do Corona Vírus? Professores, famílias e estudantes precisaram se adaptar uma modalidade de ensino que para muitos não era familiar, o ensino remoto. O acesso à cultura tecnológica como ferramenta essencial de comunicação explicitou diferenças sociais entre os sujeitos que compõem a educação no Brasil. A falta de conhecimento dos recursos tecnológicos, principalmente, na escola pública proporcionou uma busca por conteúdos, metodologias capazes de suprir esse déficit. A ludicidade e a brincadeira foram importantes para que o processo de ensino aprendizagem fosse consolidado. A pesquisa foi realizada com professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió que relataram os pontos positivos e negativos que ocorreram nesse processo. A análise desse momento comprovou que a educação é um agente transformador mesmo dentro de um cenário tão atípico e que através de um planejamento voltado as necessidades do desenvolvimento integral da criança será possível prepará-lo para as diversidades do cotidiano. | 
| Palavras-chave: | Ensino/aprendizagem Desenvolvimento Infantil Brincar Educação Infantil Ludicidade | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | 
| Citação: | FREITAS, Mendy Christyna Pereira. Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolviento infantil. 2023. 20 f.(Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666 | 
| Data do documento: | 20-jan-2022 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Ensino remoto na educação infantil - a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

