00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Candeias, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3987-0762pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.creatorFreitas, Mendy Christyna Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6847137040795858pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T19:21:59Z-
dc.date.available2023-03-10-
dc.date.available2023-03-10T19:21:59Z-
dc.date.issued2022-01-20-
dc.identifier.citationFREITAS, Mendy Christyna Pereira. Ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolviento infantil. 2023. 20 f.(Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10666-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino/aprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEnsino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discute o ensino remoto na educação infantil: a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil. De acordo com a Base nacional Comum Curricular (BNCC), as brincadeiras e interações são eixos estruturantes da educação infantil. Mas como oportunizar experiências tão importantes para o desenvolvimento infantil na modalidade de ensino remoto emergencial devido a pandemia do Corona Vírus? Professores, famílias e estudantes precisaram se adaptar uma modalidade de ensino que para muitos não era familiar, o ensino remoto. O acesso à cultura tecnológica como ferramenta essencial de comunicação explicitou diferenças sociais entre os sujeitos que compõem a educação no Brasil. A falta de conhecimento dos recursos tecnológicos, principalmente, na escola pública proporcionou uma busca por conteúdos, metodologias capazes de suprir esse déficit. A ludicidade e a brincadeira foram importantes para que o processo de ensino aprendizagem fosse consolidado. A pesquisa foi realizada com professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Maceió que relataram os pontos positivos e negativos que ocorreram nesse processo. A análise desse momento comprovou que a educação é um agente transformador mesmo dentro de um cenário tão atípico e que através de um planejamento voltado as necessidades do desenvolvimento integral da criança será possível prepará-lo para as diversidades do cotidiano.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino remoto na educação infantil - a ludicidade como facilitador no processo de desenvolvimento infantil.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.