00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7467
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas
Autor(es): Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira
Trindade, Mylena Carla Lima Santos
Primeiro Orientador: Aderne, Aline da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Bruno Rogério Duarte da
metadata.dc.contributor.referee1: Cardoso, Lilian Barbara Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Dias, Amanda da Silva Ferreira
Resumo: A condição da Educação Infantil no Brasil na atualidade mostra, cada vez mais, a necessidade da construção de conhecimentos relativos à Pedagogia que é projetada no cotidiano das instituições de ensino do país. Dentro desse contexto, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscamos neste artigo, intitulado “CAMINHOS TEÓRICOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INF NCIA: um estudo das bases epistemológicas”, evidenciar, a partir de fundamentações teóricas e legais caminhos para a construção de uma Pedagogia da infância transformadora. Em que a criança seja reconhecida como um sujeito de direitos e protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Partindo do pressuposto da relevância da compreensão de criança e infância para uma melhor atuação nas práticas pedagógicas, onde de fato, suas necessidades sejam atendidas, trazemos concepções referentes à temática em questão. Serão abordados também conceitos de estudiosos renomados da área que surgem como contribuições para a construção de uma nova Pedagogia para a infância, favorecendo deste modo conquistas no âmbito da Educação Infantil. Ademais, discorre-se acerca dos documentos de referência do MEC, uma vez que, se a proposta trazida por eles for adotada, haverá a possibilidade de ser estabelecida uma prática da EI voltada para uma visão da criança como ser ativo, construtor de conhecimentos, referente ao mundo e a si própria. Logo, considera-se que os componentes analisados ao longo do texto são imprescindíveis para a construção de uma Pedagogia para a infância, de fato, significativa, consequentemente, uma Educação Infantil de qualidade.
Abstract: ARTIGO
Palavras-chave: Criança
Educação Infantil
Pedagogia da Infância
Infância
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467
Data do documento: 29-mai-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância - um estudo das bases epistemológicas.pdf369.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.