Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7467
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Aderne, Aline da Silva Ferreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3404963120157104 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Bruno Rogério Duarte da | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2223311469523027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Lilian Barbara Cavalcanti | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4753188012681943 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Amanda da Silva Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9875735621053140 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Elidyane Verçosa de Oliveira | - |
dc.creator | Trindade, Mylena Carla Lima Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-21T04:03:16Z | - |
dc.date.available | 2021-01-21 | - |
dc.date.available | 2021-01-21T04:03:16Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elidyane Verçosa de Oliveira, TRINDADE, Mylena Carla Lima Santos. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7467 | - |
dc.description.abstract | ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da Infância | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância: um estudo das bases epistemológicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A condição da Educação Infantil no Brasil na atualidade mostra, cada vez mais, a necessidade da construção de conhecimentos relativos à Pedagogia que é projetada no cotidiano das instituições de ensino do país. Dentro desse contexto, por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, buscamos neste artigo, intitulado “CAMINHOS TEÓRICOS PARA UMA PEDAGOGIA DA INF NCIA: um estudo das bases epistemológicas”, evidenciar, a partir de fundamentações teóricas e legais caminhos para a construção de uma Pedagogia da infância transformadora. Em que a criança seja reconhecida como um sujeito de direitos e protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento. Partindo do pressuposto da relevância da compreensão de criança e infância para uma melhor atuação nas práticas pedagógicas, onde de fato, suas necessidades sejam atendidas, trazemos concepções referentes à temática em questão. Serão abordados também conceitos de estudiosos renomados da área que surgem como contribuições para a construção de uma nova Pedagogia para a infância, favorecendo deste modo conquistas no âmbito da Educação Infantil. Ademais, discorre-se acerca dos documentos de referência do MEC, uma vez que, se a proposta trazida por eles for adotada, haverá a possibilidade de ser estabelecida uma prática da EI voltada para uma visão da criança como ser ativo, construtor de conhecimentos, referente ao mundo e a si própria. Logo, considera-se que os componentes analisados ao longo do texto são imprescindíveis para a construção de uma Pedagogia para a infância, de fato, significativa, consequentemente, uma Educação Infantil de qualidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Caminhos teóricos para uma pedagogia da infância - um estudo das bases epistemológicas.pdf | 369.58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.