00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5897
Tipo: Dissertação
Título: Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática
Título(s) alternativo(s): Trigonometric functions of teaching-learning through software geogebra ally to modelling math
Autor(es): Melo, Enaldo Vieira de
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Amauri da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Rogério Fernando
metadata.dc.contributor.referee3: Guerra, Ediel Azevedo
Resumo: A presente pesquisa qualitativa, delineado por um estudo de caso com pesquisa participante, analisou as contribuições da utilização do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno, à luz da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado com 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Marechal Deodoro, Alagoas. A investigação foi regida por uma sequência didática de ensino, produto desta dissertação, na qual foi trabalhado o software e aplicada a Modelagem Matemática dos fenômenos periódicos usando o mesmo. Os resultados da pesquisa mostraram que uso do software Geogebra otimizou o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas; foi possível utilizar a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino para a aprendizagem das funções seno e cosseno; os discentes compreenderam o comportamento de cada um dos parâmetros a, b, c e d das funções f(x)=a+bsen(cx+d) e g(x)=a+bcos(cx+d). O estudo tem como principal contribuição, a conexão realizada pelos estudantes entre o conteúdo de funções trigonométricas e o cotidiano, através de sua aplicação na previsão de fenômenos periódicos (altura da maré e fases lunares), entendendo ainda a importância deste assunto para outras áreas do conhecimento, como física, astronomia, biologia e medicina, obtendo assim, uma Aprendizagem Significativa.
Abstract: This qualitative research, outlined by a case study with participatory research, analyzed the contributions using the Geogebra software combined with Mathematical Modelling in the teaching-learning trigonometric sine and cosine functions in the light of Meaningful Learning. The study was done with 18 students of the second year of high school in a public school in the municipality of Marechal Deodoro, Alagoas. The investigation was conducted by a didactic sequence of education, product of this work, which was worked the software and applied the mathematical modeling of periodic phenomena using the same. The survey results showed that use of the Geogebra software optimized the teaching and learning of trigonometric functions; We could use mathematical modeling as a teaching methodology for learning the sine and cosine functions; the students understand the behavior of each of the parameters a, b, c and d of the functions f (x)=a+bsin(cx + d) and g(x)=a+bcos(cx+d). The study's main contribution, the connection made by students between the content of trigonometric functions and daily life through its application in predicting periodic phenomena (high tide and lunar phases), also understanding the importance of this issue to other areas of knowledge, such as physics, astronomy, biology, and medicine, thereby obtaining a meaningful learning.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem
Funções Trigonométricas
Geogebra
Modelagem Matemática
Teaching and Learning
Trigonometric functions
Mathematical Modeling
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MELO, Enaldo Vieira de. Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5897
Data do documento: 9-jun-2016
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino-aprendizagem de funcoes trigonometricas atraves do software Geogebra aliado a modelagem matematica.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.