00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5897
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Rogério Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee3Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorMelo, Enaldo Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041528154664700pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-05T18:18:21Z-
dc.date.available2019-09-05-
dc.date.available2019-09-05T18:18:21Z-
dc.date.issued2016-06-09-
dc.identifier.citationMELO, Enaldo Vieira de. Ensino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemática. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5897-
dc.description.abstractThis qualitative research, outlined by a case study with participatory research, analyzed the contributions using the Geogebra software combined with Mathematical Modelling in the teaching-learning trigonometric sine and cosine functions in the light of Meaningful Learning. The study was done with 18 students of the second year of high school in a public school in the municipality of Marechal Deodoro, Alagoas. The investigation was conducted by a didactic sequence of education, product of this work, which was worked the software and applied the mathematical modeling of periodic phenomena using the same. The survey results showed that use of the Geogebra software optimized the teaching and learning of trigonometric functions; We could use mathematical modeling as a teaching methodology for learning the sine and cosine functions; the students understand the behavior of each of the parameters a, b, c and d of the functions f (x)=a+bsin(cx + d) and g(x)=a+bcos(cx+d). The study's main contribution, the connection made by students between the content of trigonometric functions and daily life through its application in predicting periodic phenomena (high tide and lunar phases), also understanding the importance of this issue to other areas of knowledge, such as physics, astronomy, biology, and medicine, thereby obtaining a meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectFunções Trigonométricaspt_BR
dc.subjectGeogebrapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
dc.subjectTrigonometric functionspt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de funções trigonométricas através do software geogebra aliado à modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeTrigonometric functions of teaching-learning through software geogebra ally to modelling mathpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa qualitativa, delineado por um estudo de caso com pesquisa participante, analisou as contribuições da utilização do software Geogebra aliado à Modelagem Matemática no ensino-aprendizagem das funções trigonométricas seno e cosseno, à luz da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado com 18 alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Marechal Deodoro, Alagoas. A investigação foi regida por uma sequência didática de ensino, produto desta dissertação, na qual foi trabalhado o software e aplicada a Modelagem Matemática dos fenômenos periódicos usando o mesmo. Os resultados da pesquisa mostraram que uso do software Geogebra otimizou o ensino e a aprendizagem de funções trigonométricas; foi possível utilizar a Modelagem Matemática como uma metodologia de ensino para a aprendizagem das funções seno e cosseno; os discentes compreenderam o comportamento de cada um dos parâmetros a, b, c e d das funções f(x)=a+bsen(cx+d) e g(x)=a+bcos(cx+d). O estudo tem como principal contribuição, a conexão realizada pelos estudantes entre o conteúdo de funções trigonométricas e o cotidiano, através de sua aplicação na previsão de fenômenos periódicos (altura da maré e fases lunares), entendendo ainda a importância deste assunto para outras áreas do conhecimento, como física, astronomia, biologia e medicina, obtendo assim, uma Aprendizagem Significativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino-aprendizagem de funcoes trigonometricas atraves do software Geogebra aliado a modelagem matematica.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.