06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral , Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Líllian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.creatorSilva, Rosineide Rodrigues da-
dc.date.accessioned2019-05-21T19:16:56Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-05-21T19:16:56Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.citationSILVA, Rosineide Rodrigues da. A evasão escolar como consequência da avaliação da aprendizagem. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5125-
dc.description.abstractThe present work of conclusion of course is result of the worries that arose when studying the discipline of Educational Evaluation, in the Pedagogy course of UFAL Campus do Sertão. The reflections we present here about the school dropout process. School dropout is a historical problem that is still present in the Brazilian educational reality. In this sense, among the hypotheses raised, we take the question of the evaluation of learning, an instrument used to regulate and control knowledge and ways of acquiring it, carried out by the school to quantify and classify the result of school performance. The developed research of qualitauantitative character, seeks to seize from the data collected and analyzed, how the evaluative processes are contributing to school dropout, and how the management policies have studied the problem on the screen. In this way, the students will be able to understand the academic evaluation of the students, as well as the students of Arroyo (2015), Abras (2016), Bicas (2017), Dias (2013), Gadotti (2003), Patto and Zangato (2008). The data obtained reveal the need to discuss in an intersectoral way policies and programs that corroborate to mitigate the problem of school dropout, being that this theme be permanently discussed in the initial and continued formation of teachers, and the management of learning is an integral part of school management , which needs to be problematized and reflected in the achievement of new practices among the subjects responsible for the teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectGestão da educaçãopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA evasão escolar como consequência da avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é resultado das inquietações que surgiram ao cursar a disciplina de Avaliação Educacional, no curso de Pedagogia da UFAL Campus do Sertão. As reflexões que aqui apresentamos acerca do processo de evasão escolar. A evasão escolar constitui-se num problema histórico que ainda se faz presente na realidade educacional brasileira. Neste sentido, dentre as hipóteses levantadas, tomamos a questão da avaliação da aprendizagem, instrumento utilizado para regulação e controle do conhecimento e das formas de adquiri-lo, realizados pela escola para quantificar e classificar o resultado do desempenho escolar. A pesquisa desenvolvida de caráter qualiquantitativo, realizada em 2015, busca apreender a partir dos dados coletados e analisados, como os processos avaliativos estão contribuindo para à evasão escolar, e como as politicas de gestão tem se debruçado sobre o problema em tela. Subsidiam nosso entendimento sobre a avaliação escolar os estudos de alguns teóricos, a saber: Arroyo (2015), Abras (2016), Bicas (2017), Dias (2013), Gadotti (2003), Patto(1988), Scherer(2012) e Zangato(2008). Os dados obtidos revelam à necessidade de se discutir de forma intersetorial políticas e programas que corroborem para mitigar o problema da evasão escolar, cabendo que tal temática seja permanentemente discutida na formação inicial e continuada de professores, sendo a gestão da aprendizagem parte integrante da gestão escolar, que precisa ser problematizada e refletida na consecução de novas práticas entre os sujeitos responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A evasão escolar como consequência da avaliação da aprendizagem.pdf1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.