06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5102
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A presença masculina na Pedagogia
Autor(es): Santos, Weslei Roque dos
Primeiro Orientador: Sobral, Denson André Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Gislaine Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Figueirêdo, Carla Taciane
Resumo: Este trabalho se insere nos debates contemporâneos que discute os entraves e as perspectivas da docência masculina na pedagogia, área historicamente dominada pelas mulheres. A problemática da pesquisa fundamenta-se na reflexão sobre os fatores que historicamente favoreceram a predominância das mulheres na docência para a Educação Infantil em detrimento da presença de indivíduos do sexo masculino. Sendo assim tem como objetivo geral realizar um levantamento de obras que discute a docência masculina, com intuito de compreender as dificuldades encontradas por homens na área da pedagogia. Para tanto, optou-se pela pesquisa de caráter bibliográfico a partir de autores que se debruçam sobre a mesma temática. Com base nesses autores, selecionou-se algumas categorias para discutir a temática, dentre as quais: gênero, diversidade, feminização do magistério, masculinização, de modo que elas explicitassem os embates e as perspectivas sobre a docência masculina no campo da pedagogia. Com a pesquisa percebeu-se que os homens escolhem seguir a docência na área da pedagogia ainda sofrem diversos tipos de discriminação e repressão em função desse campo de atuação ser considerado, socialmente, como essencialmente feminino.
Abstract: This work is part of the contemporary debates that discuss the obstacles and perspectives of male teaching in pedagogy, an area historically dominated by women. The research problem is based on the reflection on the factors that historically favored the predominance of women in teaching for children's education to the detriment of the presence of males. So it has the general objective to carry out a survey of works that discuss the male teaching, in order to understand the difficulties encountered by men in the field of pedagogy. For this, we chose the research of a bibliographic character as, from authors that study the same theme. As the basis of these authors, we selected some categories to discuss the issue, among them: gender, diversity, feminization, masculinization, so they explicitassem the clashes and perspectives on male teaching pedagogy in the field. With the research it was noticed that the men who choose to follow the teaching in the area of pedagogy still suffer various types of discrimination and repression as a function of this field of action to be considered, socially, as essentially feminine.
Palavras-chave: Educação
Pedagogia
Docência masculina
Masculinidade hegemônica
Gênero
Diversidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Weslei Roque dos. A presença masculina na Pedagogia. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5102
Data do documento: 13-mar-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A presença masculina na Pedagogia.pdf.1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.