Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2484
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | A numeral sequence approach in high school |
Autor(es): | Silva, Tiago Marinho da |
Primeiro Orientador: | Martinez Maza, Luis Guillermo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Alves, Carlos Argolo Pereira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que servirá de ferramenta no auxílio dos estudos das sequências numéricas, assunto visto em praticamente todo ensino básico da Matemática. O docente, através dos conceitos e da proposta apresentada neste trabalho, irá aproveitar todo o cotidiano do aluno para a construção das resoluções de problemas, que será de forma recursiva, que envolvam sequências numéricas. Esta abordagem será apresentada em três partes: primeiramente abordaremos o estudo das sequências numéricas através da História da Matemática; em seguida, apresentaremos exemplos do cotidiano, da natureza e curiosidades que envolvam sequências numéricas, que são resolvidos de forma recursiva; por último, apresentaremos definições e propriedades das progressões aritmética e geométrica e da sequência Fibonacci. A proposta do trabalho é fazer o uso de recorrência nas resoluções de problemas que envolvam sequências numéricas no ensino básico. Acreditamos que esta nova abordagem no estudo das sucessões numéricas ajudará professores a realizar um trabalho mais contextualizado e fará com que alunos tenham melhor motivação e menos dificuldades no aprendizado dos assuntos citados. |
Abstract: | The objective of this paper is to present a proposal which will serve as a tool helping in the study of numerical sequences, a common subject among basic mathematics studies. The teacher, through the concepts and the proposal presented in this paper, will take the advantage of all the students everyday life situations and create solution for their problems, which are recursively, and angage in numerical sequences. This approach will be presented in three parts: the first approach is the study of numerical sequences though the history of mathematics, subsequently present examples of everyday life, from nature and curiosities ralating numerical sequences, which are solved recursively, and finally, it is presented definitions and properties of arithmetic and geometric progressions and the Fibonacci sequence. The purpose of this work is to make use of recurrence in problem solving involving numerical sequences in basic education. We believe this new approach in the study of numerical sequences will help teachers to conduct a more contextualized work and students will be more motivated and feel less difficulty in learning the mentioned subject. |
Palavras-chave: | Álgebra elementar - Progressões Sequências numéricas Recorrência Fibonacci, sequência de Matemática - Ensino Numerical sequences Recurrence Fibonacci sequence Arithmetic Progression and Geometric Progression |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | SILVA, Tiago Marinho da. Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós- Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2484 |
Data do documento: | 9-ago-2013 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio.pdf | 9.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.