00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2484
Tipo: Dissertação
Título: Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A numeral sequence approach in high school
Autor(es): Silva, Tiago Marinho da
Primeiro Orientador: Martinez Maza, Luis Guillermo
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Carlos Argolo Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva Neto, Gregório Manoel da
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que servirá de ferramenta no auxílio dos estudos das sequências numéricas, assunto visto em praticamente todo ensino básico da Matemática. O docente, através dos conceitos e da proposta apresentada neste trabalho, irá aproveitar todo o cotidiano do aluno para a construção das resoluções de problemas, que será de forma recursiva, que envolvam sequências numéricas. Esta abordagem será apresentada em três partes: primeiramente abordaremos o estudo das sequências numéricas através da História da Matemática; em seguida, apresentaremos exemplos do cotidiano, da natureza e curiosidades que envolvam sequências numéricas, que são resolvidos de forma recursiva; por último, apresentaremos definições e propriedades das progressões aritmética e geométrica e da sequência Fibonacci. A proposta do trabalho é fazer o uso de recorrência nas resoluções de problemas que envolvam sequências numéricas no ensino básico. Acreditamos que esta nova abordagem no estudo das sucessões numéricas ajudará professores a realizar um trabalho mais contextualizado e fará com que alunos tenham melhor motivação e menos dificuldades no aprendizado dos assuntos citados.
Abstract: The objective of this paper is to present a proposal which will serve as a tool helping in the study of numerical sequences, a common subject among basic mathematics studies. The teacher, through the concepts and the proposal presented in this paper, will take the advantage of all the students everyday life situations and create solution for their problems, which are recursively, and angage in numerical sequences. This approach will be presented in three parts: the first approach is the study of numerical sequences though the history of mathematics, subsequently present examples of everyday life, from nature and curiosities ralating numerical sequences, which are solved recursively, and finally, it is presented definitions and properties of arithmetic and geometric progressions and the Fibonacci sequence. The purpose of this work is to make use of recurrence in problem solving involving numerical sequences in basic education. We believe this new approach in the study of numerical sequences will help teachers to conduct a more contextualized work and students will be more motivated and feel less difficulty in learning the mentioned subject.
Palavras-chave: Álgebra elementar - Progressões
Sequências numéricas
Recorrência
Fibonacci, sequência de
Matemática - Ensino
Numerical sequences
Recurrence
Fibonacci sequence
Arithmetic Progression and Geometric Progression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: SILVA, Tiago Marinho da. Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós- Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2484
Data do documento: 9-ago-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio.pdf9.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.