00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martinez Maza, Luis Guillermo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6823139647303870pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Carlos Argolo Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2801524874618932pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.creatorSilva, Tiago Marinho da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964717265579881pt_BR
dc.date.accessioned2018-02-08T21:01:36Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2018-02-08T21:01:36Z-
dc.date.issued2013-08-09-
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Marinho da. Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio. 2013. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós- Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2484-
dc.description.abstractThe objective of this paper is to present a proposal which will serve as a tool helping in the study of numerical sequences, a common subject among basic mathematics studies. The teacher, through the concepts and the proposal presented in this paper, will take the advantage of all the students everyday life situations and create solution for their problems, which are recursively, and angage in numerical sequences. This approach will be presented in three parts: the first approach is the study of numerical sequences though the history of mathematics, subsequently present examples of everyday life, from nature and curiosities ralating numerical sequences, which are solved recursively, and finally, it is presented definitions and properties of arithmetic and geometric progressions and the Fibonacci sequence. The purpose of this work is to make use of recurrence in problem solving involving numerical sequences in basic education. We believe this new approach in the study of numerical sequences will help teachers to conduct a more contextualized work and students will be more motivated and feel less difficulty in learning the mentioned subject.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÁlgebra elementar - Progressõespt_BR
dc.subjectSequências numéricaspt_BR
dc.subjectRecorrênciapt_BR
dc.subjectFibonacci, sequência dept_BR
dc.subjectMatemática - Ensinopt_BR
dc.subjectNumerical sequencespt_BR
dc.subjectRecurrencept_BR
dc.subjectFibonacci sequencept_BR
dc.subjectArithmetic Progression and Geometric Progressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma abordagem de sequências numéricas no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA numeral sequence approach in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta que servirá de ferramenta no auxílio dos estudos das sequências numéricas, assunto visto em praticamente todo ensino básico da Matemática. O docente, através dos conceitos e da proposta apresentada neste trabalho, irá aproveitar todo o cotidiano do aluno para a construção das resoluções de problemas, que será de forma recursiva, que envolvam sequências numéricas. Esta abordagem será apresentada em três partes: primeiramente abordaremos o estudo das sequências numéricas através da História da Matemática; em seguida, apresentaremos exemplos do cotidiano, da natureza e curiosidades que envolvam sequências numéricas, que são resolvidos de forma recursiva; por último, apresentaremos definições e propriedades das progressões aritmética e geométrica e da sequência Fibonacci. A proposta do trabalho é fazer o uso de recorrência nas resoluções de problemas que envolvam sequências numéricas no ensino básico. Acreditamos que esta nova abordagem no estudo das sucessões numéricas ajudará professores a realizar um trabalho mais contextualizado e fará com que alunos tenham melhor motivação e menos dificuldades no aprendizado dos assuntos citados.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma abordagem de sequências numéricas no ensino médio.pdf9.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.