00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209
Tipo: Dissertação
Título: Aulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivas
Autor(es): Noé, Roberto Paulo Tigre de Barros
Primeiro Orientador: Mercado, Luís Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
Resumo: O presente estudo abordou um curso do programa e-Tec Brasil e verificou o aprendizado dos alunos através dos artefatos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como os materiais didáticos empregados em duas disciplinas, Metrologia e Termodinâmica Aplicada, também analisadas. Detectadas as não conformidades na realização do curso, em relação ao seu planejamento , sugerimos alterações necessárias para a melhora da qualidade e adequação. Verificamos a necessidade de formação adequada dos professores formadores e conteudistas para essa modalidade de ensino ,bem como a carência da exploração das potencialidades do Moodle para que fossem alcançados os objetivos de ensino nas disciplinas analisadas. Foram empregados questionários e exercícios focados a práticas de uma oficina que constataram carências no que concerne à aprendizagem discente.
Abstract: This study addressed the program and a couse e-Tec Brazil and found the students learning though the artifacts of the Moodle virtual learning environment and instructional materials used in both disciplinesanalyzed. Detected non conformities in the completion of the course in relation to couse design, suggest necessary changes to improve the quality and suitability. Observed the need for proper training of teachers and trainers content for this type of education as well as the lack of exploiting the potential of Moodle so that it was achieved the goals of education in the disciplines examined. We used questionnaires and exercises focused on the practices of a workshop and found the needs of student learning.
Palavras-chave: Ensino técnico
Formação
Educação a distância
Technical education
Treaining
Distance education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: NOÉ, Roberto Paulo Tigre de Barros. Aulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivas. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209
Data do documento: 1-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aulas práticas em Educação Online na formação técnica de nível médio - dificuldades e perspectivas.pdf1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.