Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivas |
Autor(es): | Noé, Roberto Paulo Tigre de Barros |
Primeiro Orientador: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Serra, Kleber Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fireman, Elton Casado |
Resumo: | O presente estudo abordou um curso do programa e-Tec Brasil e verificou o aprendizado dos alunos através dos artefatos do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como os materiais didáticos empregados em duas disciplinas, Metrologia e Termodinâmica Aplicada, também analisadas. Detectadas as não conformidades na realização do curso, em relação ao seu planejamento , sugerimos alterações necessárias para a melhora da qualidade e adequação. Verificamos a necessidade de formação adequada dos professores formadores e conteudistas para essa modalidade de ensino ,bem como a carência da exploração das potencialidades do Moodle para que fossem alcançados os objetivos de ensino nas disciplinas analisadas. Foram empregados questionários e exercícios focados a práticas de uma oficina que constataram carências no que concerne à aprendizagem discente. |
Abstract: | This study addressed the program and a couse e-Tec Brazil and found the students learning though the artifacts of the Moodle virtual learning environment and instructional materials used in both disciplinesanalyzed. Detected non conformities in the completion of the course in relation to couse design, suggest necessary changes to improve the quality and suitability. Observed the need for proper training of teachers and trainers content for this type of education as well as the lack of exploiting the potential of Moodle so that it was achieved the goals of education in the disciplines examined. We used questionnaires and exercises focused on the practices of a workshop and found the needs of student learning. |
Palavras-chave: | Ensino técnico Formação Educação a distância Technical education Treaining Distance education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | NOÉ, Roberto Paulo Tigre de Barros. Aulas práticas em educação online na formação técnica de nível médio: dificuldades e perspectivas. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9209 |
Data do documento: | 1-ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aulas práticas em Educação Online na formação técnica de nível médio - dificuldades e perspectivas.pdf | 1.91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.