06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matias, Thiago Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.creatorSantos, Silvânia Cardeal dos-
dc.date.accessioned2022-05-11T14:52:17Z-
dc.date.available2022-05-11-
dc.date.available2022-05-11T14:52:17Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Silvânia Cardeal dos. A música na literatura infantil: as cantigas de roda como proposta lúdica e pedagógica para o letramento e alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/9058-
dc.description.abstractThis study on the importance of the methodological use of early childhood education and in the early grades of elementary school, focusing on the nursery rhyme to promote playful interaction and support the literacy and literacy process. In this aspect, the question is what is the strategic importance of the use of music and in it as nursery rhymes for the teaching and learning process of children in early childhood education and in the early grades? This study is characterized as a bibliographical and documental research from bibliographical and documental research, annotations to published researches on a research in already published sources; it also shows a qualitative research for the dialectical treatment of the discoursed context. The education objective of the study is to validate the methodological importance of music and in them as circle songs for the literacy and literacy process in childhood and in the early grades. The study arises from an observation stage, not like study class notes just for studies of analysis aspects. Use the theoretical foundation and analysis of the BNCC, which intends to ensure an integral human formation with a focus on building an inclusive society that is fair and democratic; Souza (2017), who disagrees about how singing leads children to know stories and learn to read better; Silva (2) to knowledge as our music, among other theorists who were hired directly for our partnership with our study. In education, its main notes, the study results that music, as nursery rhymes referenced as methodological proposals and ludopedagogical alternatives auxiliary with teaching work strategies in early childhood education and in the early years of basic education. It was also consigned that Brazilian children's literature absorbs as nursery rhymes as part of its epistemology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectWheel Songspt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectCurricular Methodological Proposalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titlemúsica na literatura infantil: as cantigas de roda como proposta lúdica e pedagógica para o letramento e alfabetização na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo discorre sobre importância do uso metodológico da música na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, sob foco a cantiga de roda para promover interação lúdica e suporte ao processo de alfabetização e letramento. Nesse aspecto, questiona-se qual a importância estratégica do uso da música e nela as cantigas de roda para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da educação infantil e nos anos iniciais? Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental, subsidiando sua fundamentação a partir de consultas, fichamentos e análises em fontes já publicadas sobre a temática envolvida; mostra também uma pesquisa qualitativa pelo tratamento dialético ao contexto dissertado. O objetivo do estudo é validar a importância metodológica da música e nela as cantigas de roda para o processo de letramento e alfabetização na educação infantil e séries iniciais. O estudo surge a partir de um estágio de observação, no qual notamos que o professor trabalhava as cantigas de roda apenas para estudo de aspectos gramáticas. Usou-se como fundamentação teórica e de análise a BNCC, que pretende assegurar uma formação humana integral com foco na construção de uma sociedade inclusiva, justa e democrática; Souza (2017), que discorre sobre como cantar leva a criança a conhecer histórias e aprender a ler melhor; Silva (2017) que relata como a música leva ao conhecimento intercultural, entre outros teóricos que contribuíram direta ou indiretamente com o nosso estudo. Em seus principais apontamentos, o estudo resulta que a música, as cantigas de roda estão referenciadas como propostas metodológicas e alternativas ludo-pedagógicas auxiliando com estratégias o trabalho docente na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Consignou-se também que a literatura infantil brasileira absorve as cantigas de roda como parte de sua epistemologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.