Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Cultura literária, infância e escola | 
| Autor(es): | Ferreira Filho, Edilson Barbosa Lins, Josefa Mônica Roberto da Silva | 
| Primeiro Orientador: | Souza, Silvana Paulina de | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Sales, Mônica Patricia da Silva | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Marcolino, Suzana | 
| Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo central investigar de que forma a literatura contribui para a vida do sujeito, averiguando a sua influência na relação da criança com seus pares e adultos no âmbito da Educação. Desta forma, tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica qualitativa, sustentada pela fenomenologia, que busca a compreensão dos significados diários de um sujeito social portador de cultura, o qual constrói a sua existência no meio em que vive. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho bibliográfico que toma como base teórica alguns autores como: Bettelheim (2002); Peres; Marinheiro; Moura (2012); Reis; Torres; Costa (2016), sendo, assim, considerados como centro deste estudo, tendo também, outros especialistas que acrescentaram para o conhecimento, que foram: Lajolo; Zilberman (2006), Mello (2007), Mucillo; Almeida (2010), Arena; Arena (2015), os quais tratam de temas relacionados ao objeto de estudo, pois citam os conceitos de infância, cultura literária e identidade. Expõem sobre a relação entre infância, literatura e escola, entre família, literatura e criança, as influências que a escola exerce sobre a formação da criança e também as contribuições da cultura literária para desenvolvimento do sujeito dentre outros. Para tal fim, esta pesquisa destaca, de modo geral, a discussão sobre leitura e nos leva a perguntar: que influência realiza a leitura literária pelos pais e professores? Pudemos perceber a relação entre eles e as contribuições da literatura na formação da criança, tendo em vista a diversidade cultural de modo a ressaltar a relevância do respeito ao direito e a cultura da criança, visando, assim, a realidade em que vive, seus aspectos históricos, social, econômico e cultural. | 
| Palavras-chave: | Relação criança/pares/adulto Escola/família Infância Cultura literária | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia | 
| Citação: | FERREIRA FILHO, Edilson Barbosa; LINS, Josefa Mônica Roberto da Silva. Cultura literária, infância e escola. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645 | 
| Data do documento: | 23-mai-2019 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CULTURA LITERÁRIA, INFÂNCIA e ESCOLA.pdf | 524.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

