00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cultura literária, infância e escola
Autor(es): Ferreira Filho, Edilson Barbosa
Lins, Josefa Mônica Roberto da Silva
Primeiro Orientador: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Mônica Patricia da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Marcolino, Suzana
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central investigar de que forma a literatura contribui para a vida do sujeito, averiguando a sua influência na relação da criança com seus pares e adultos no âmbito da Educação. Desta forma, tem como base metodológica a pesquisa bibliográfica qualitativa, sustentada pela fenomenologia, que busca a compreensão dos significados diários de um sujeito social portador de cultura, o qual constrói a sua existência no meio em que vive. Para isto, foi desenvolvida uma pesquisa de cunho bibliográfico que toma como base teórica alguns autores como: Bettelheim (2002); Peres; Marinheiro; Moura (2012); Reis; Torres; Costa (2016), sendo, assim, considerados como centro deste estudo, tendo também, outros especialistas que acrescentaram para o conhecimento, que foram: Lajolo; Zilberman (2006), Mello (2007), Mucillo; Almeida (2010), Arena; Arena (2015), os quais tratam de temas relacionados ao objeto de estudo, pois citam os conceitos de infância, cultura literária e identidade. Expõem sobre a relação entre infância, literatura e escola, entre família, literatura e criança, as influências que a escola exerce sobre a formação da criança e também as contribuições da cultura literária para desenvolvimento do sujeito dentre outros. Para tal fim, esta pesquisa destaca, de modo geral, a discussão sobre leitura e nos leva a perguntar: que influência realiza a leitura literária pelos pais e professores? Pudemos perceber a relação entre eles e as contribuições da literatura na formação da criança, tendo em vista a diversidade cultural de modo a ressaltar a relevância do respeito ao direito e a cultura da criança, visando, assim, a realidade em que vive, seus aspectos históricos, social, econômico e cultural.
Palavras-chave: Relação criança/pares/adulto
Escola/família
Infância
Cultura literária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TEORIAS DA INSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FERREIRA FILHO, Edilson Barbosa; LINS, Josefa Mônica Roberto da Silva. Cultura literária, infância e escola. 2022. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8645
Data do documento: 23-mai-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CULTURA LITERÁRIA, INFÂNCIA e ESCOLA.pdf524.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.