00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncológico em Alagoas
Autor(es): Porangaba, Laura Regina Bezerra
Santos, Williane da Silva
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina do
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Alex Vieira da
Resumo: Esse artigo tem como objeto de estudo o ensino da matemática na classe hospitalar e se originou a partir do projeto de extensão "Estudar não importa o lugar" do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com crianças em tratamento contra o câncer na pediatria de um hospital localizado na cidade de Maceió. Durante um ano foram realizadas visitas semanais e as atividades pedagógicas adaptaram-se às habilidades e necessidades dos pacientes, respeitando sempre seus limites. A maioria das crianças em tratamento é do interior do Estado e, normalmente, passam longos períodos longe da escola, seja por internamento prolongado para quimioterapia ou por complicações no tratamento. O projeto de Extensão tinha por objetivo retirá-las do foco da doença/tratamento e desenvolver um trabalho pedagógico que proporcionasse a alfabetização linguística e matemática por meio de atividades lúdico-práticas articuladas aos conteúdos de acordo com o nível escolar de cada aluno. Este artigo, por sua vez apresenta uma análise sobre o ensino de matemática dessas crianças, tendo por referencial teórico os estudos de Carvalho (2016), Fiorentini (2001) e Mendes (1995). Para tanto, está organizado, para além da introdução e das considerações finais, em quatro seções. A primeira aborda a formação do pedagogo Alagoano e as classes hospitalares, a segunda o direito à educação, a terceira os espaços não-formais de educação e a quarta a experiência com a matemática.
Abstract: This article aims to study the teaching of mathematics in the hospital class and originated from the extension project "Studying no matter the place" at the Education Center of the Federal University of Alagoas - UFAL, with children undergoing cancer treatment in in pediatrics at a hospital located in the city of Maceió. During one year, weekly visits were made. Pedagogical activities adapted to the patients' skills and needs, always respecting their limits. Most of the children undergoing treatment are from the interior of the state and usually spend long periods away from school, whether due to prolonged hospitalization for chemotherapy or treatment complications. The Extension project aimed to remove them from the focus of the disease / treatment and develop a pedagogical work that would provide linguistic and mathematical literacy through playful-practical activities linked to the contents according to the school level of each student. This article, in turn, presents an analysis of the teaching of mathematics for these children with the theoretical reference of the studies of Carvalho (2016), Fiorentini (2001) and Mendes (1995). To this end, it is organized, in addition to the introduction and final considerations, into four sections. The first addresses the training of the Alagoan pedagogue and hospital classes, the second the right to education, the third non-formal spaces for education and the fourth the experience with mathematics.
Palavras-chave: Educação
Ensino da Matemática
Classe hospitalar
Education
Mathematics teaching
Hospital class
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: PORANGABA, Laura Regina Bezerra. SANTOS, Williane da Silva. O ensino de matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncológico em Alagoas. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8414
Data do documento: 12-fev-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da matemática na classe hospitalar com crianças em tratamento oncologico em Alagoas.pdf506.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.