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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8336
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Avaliação da e na Educação Infantil no Brasil: o que propõem os documentos normativos? |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of and in Early Childhood Education in Brazil: what do the normative documents propose? |
Autor(es): | Santos, Maria Betânia de Oliveira Santos, Maria Otilia dos |
Primeiro Orientador: | Souza, Ana Cristina de Oliveira de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cavalcante, Thainy Kléa Lira |
Resumo: | O trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar um breve relato no que diz respeito avaliação na educação infantil, compreendendo crianças de zero a cinco anos e onze meses. Um dos pontos fundamentais que não se pode deixar de ressaltar é a compreensão da criança como ser rico e potente, ativo, único, capaz de interagir com seus pares para desenvolve rsuas potencialidades, sendo protagonista de sua aprendizagem. O ponto de partida foi a observação das crianças num espaço de Educação Infantilno município de Maceió para descobrir como as mesmas interagiam entre seus pares. Depois de um levantamento feito após a observação, verificou-se que os instrumentos de avaliação nessa faixa etária são um desafio constante nas práticas pedagógicas dentro do processo ensino aprendizagem. |
Abstract: | The following work aims to presenta brief report regarding the assessment in early childhood education, comprising children from zero to five years and eleven months. One of the fundamental points that cannot be overlooked is the child's understanding of how to be rich and powerful, active, unique, able to interact with peers to develop their potential, being the protagonist of their learning. The starting point was the observation of children in an Early Childhood Education space in the city of Maceió to discover how they interacted with their peers. After a survey carried out after observation, it was found that the assessment instruments in this age group are a constant challenge in pedagogical practices with in the teaching-learning process. |
Palavras-chave: | Criança - Interações Avaliação Brincadeiras Ensino aprendizagem Child - interactions Evaluation Record Games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SANTOS, Maria Betânia de Oliveira, SANTOS, Maria Otilia dos. Avaliação da e na Educação Infantil no Brasil: o que propõem os documentos normativos?. 2022. 20 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8336 |
Data do documento: | 4-mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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