00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Cristina de Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8544447466461733pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Cavalcante, Thainy Kléa Lira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6525333032836108pt_BR
dc.creatorSantos, Maria Betânia de Oliveira-
dc.creatorSantos, Maria Otilia dos-
dc.date.accessioned2022-01-25T00:20:27Z-
dc.date.available2022-01-24-
dc.date.available2022-01-25T00:20:27Z-
dc.date.issued2020-03-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Betânia de Oliveira, SANTOS, Maria Otilia dos. Avaliação da e na Educação Infantil no Brasil: o que propõem os documentos normativos?. 2022. 20 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8336-
dc.description.abstractThe following work aims to presenta brief report regarding the assessment in early childhood education, comprising children from zero to five years and eleven months. One of the fundamental points that cannot be overlooked is the child's understanding of how to be rich and powerful, active, unique, able to interact with peers to develop their potential, being the protagonist of their learning. The starting point was the observation of children in an Early Childhood Education space in the city of Maceió to discover how they interacted with their peers. After a survey carried out after observation, it was found that the assessment instruments in this age group are a constant challenge in pedagogical practices with in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriança - Interaçõespt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectChild - interactionspt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectRecordpt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAvaliação da e na Educação Infantil no Brasil: o que propõem os documentos normativos?pt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of and in Early Childhood Education in Brazil: what do the normative documents propose?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO trabalho a seguir tem o objetivo de apresentar um breve relato no que diz respeito avaliação na educação infantil, compreendendo crianças de zero a cinco anos e onze meses. Um dos pontos fundamentais que não se pode deixar de ressaltar é a compreensão da criança como ser rico e potente, ativo, único, capaz de interagir com seus pares para desenvolve rsuas potencialidades, sendo protagonista de sua aprendizagem. O ponto de partida foi a observação das crianças num espaço de Educação Infantilno município de Maceió para descobrir como as mesmas interagiam entre seus pares. Depois de um levantamento feito após a observação, verificou-se que os instrumentos de avaliação nessa faixa etária são um desafio constante nas práticas pedagógicas dentro do processo ensino aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação da e na Educação Infantil no Brasil - o que propõem os documentos normativos.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.