06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.creatorGarrido, Marcel Silva-
dc.date.accessioned2021-09-22T12:42:40Z-
dc.date.available2021-09-22-
dc.date.available2021-09-22T12:42:40Z-
dc.date.issued2021-06-06-
dc.identifier.citationGARRIDO, Marcel Silva. Aspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de música. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/8001-
dc.description.abstractEven after the enactment of Law 11.769/08, the pedagogical use of music as a school subject with specific knowledge of the area is still insignificant and its teaching in institutions ends up being reduced to the content condition of other disciplines, of which art is a protagonist. Either for normative or pedagogical reasons. Since then, vagueness, contradictions and ambiguities have been generated that are reflected dichotomously in the musical teaching-learning processes carried out in schools, while awareness of the importance of music in education, without disregarding the influences of the media and cultural industry on this content. Then, it led to a reflection on the issues involving the dichotomous aspects of music education and music education in Brazil, starting from the bibliographic research in the fields of Pedagogy and Music Education of authors such as Bastian (2009), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Esperidião (2012), among others, and the study of Brazilian educational norms, such as the PCN, PCNEM and BNCC to find the arguments that support the dichotomous existence of musical education in the country. Finally, it is considered essential that educators in general discuss the role of music in school, and the contradictions and ambiguities arising from the interpretations of music as “curricular content” and “disciplinary content”, the position of music in the normative curriculum and in schools, as well as its objectives for the global education of students. As a result, it is understood that a change in the normative vision of political and pedagogical agentes and of the respective institutions regarding the role of music in school is fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectDicotomiaspt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de músicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoMesmo após a promulgação da Lei 11.769/08 o emprego pedagógico da música como uma disciplina escolar com conhecimentos específicos da área ainda é pouco significativo e o seu ensino nas instituições acaba sendo reduzido a condição de conteúdo de outras disciplinas, das quais protagoniza a arte, seja por questões normativas ou pedagógicas. Desde então, tem-se gerado indefinições, contradições e ambiguidades que refletem-se dicotomicamente nos processos de ensino-aprendizagem musical realizados nas escolas ao passo que tem-se consciência da importância da música na educação, mas sem desconsiderar as influências da mídia e da indústria cultural sobre esse conteúdo. Então, levou-se a uma reflexão sobre as questões que envolvem os aspectos dicotômicos da educação musical e do ensino de música no Brasil partindo-se da pesquisa bibliográfica nos campos da Pedagogia e da Educação Musical de autores como Bastian (2009), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Esperidião (2012), entre outros, e do estudo das normas educacionais brasileiras, tais como os PCN , PCNEM e BNCC para encontrar os argumentos que sustentam a existência dicotômica da educação musical no país. Por fim, considera-se ser fundamental que os educadores em geral discutam sobre o papel da música na escola, e as contradições e ambiguidades provenientes das interpretações da música como “conteúdo curricular” e “conteúdo disciplinar”, a posição da música no currículo normativo e nas escolas, assim como seus objetivos para a formação global dos alunos. Como resultado entende-se ser fundamental uma mudança na visão normativa dos agentes políticos e pedagógicos, e das respectivas instituições a respeito do papel da música na escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aspectos dicotômicos da educação musical brasileira e as perspectivas do ensino de música.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.