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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17459| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Educação inclusiva no Município de Maceió - AL: um recorte sobre o atendimento educacional especializado |
| Autor(es): | Santos, Igor Almeida dos Santos, José Messias dos |
| Primeiro Orientador: | Santos, José Renan Gomes dos |
| metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Lira, Janayna Paula Lima de Souza |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Nunes, Nelson da Silva |
| Resumo: | O presente artigo investiga os desafios e as práticas dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na promoção da inclusão escolar na rede pública de Maceió. Fundamentado na legislação brasileira vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Resolução CNE/CEB nº 4/2009, o estudo adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. A metodologia integrou a análise documental dos microdados do Censo Escolar 2024 e a aplicação de questionários aos docentes da área, cujos dados foram tratados através da Análise de Conteúdo. Na dimensão qualitativa, emergiram quatro categorias centrais: formação, desafios, estratégias pedagógicas e avaliação. Os resultados apontam que, embora os docentes possuam qualificação avançada, a formação continuada permanece uma lacuna suprida majoritariamente por recursos próprios. Entre os entraves, destacam-se a precariedade de recursos tecnológicos na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), a fragilidade no trabalho colaborativo com o ensino regular e o complexo envolvimento familiar. Em contrapartida, identificou-se o uso de estratégias eficazes, como adaptações curriculares e o Plano de Atendimento Individualizado (PAI), que promoveram avanços na autonomia e socialização dos discentes. Conclui-se que, apesar do engajamento técnico dos professores, a garantia da equidade educacional exige investimentos robustos em infraestrutura e na valorização da carreira docente, transcendendo a matrícula para assegurar a permanência e o aprendizado qualificado. |
| Abstract: | This article investigates the challenges and practices of professionals in Specialized Educational Services (SES) in promoting school inclusion in the public school system of Maceió. Based on current Brazilian legislation, such as the Brazilian Inclusion Law and CNE/CEB Resolution nº 4/2009, the study adopts a qualitative, exploratory descriptive approach. The methodology integrated the documentary analysis of microdata from the 2024 School Census and the application of questionnaires to teachers in the area, whose data were processed through Content Analysis. In the qualitative dimension, four central categories emerged: training, challenges, pedagogical strategies and evaluation. The results indicate that, although teachers have advanced qualifications, continuing education remains a gap that is mainly filled by their own resources. Among the obstacles, the precariousness of technological resources in the Multifunctional Resource Room (MRR), the fragility in collaborative work with regular education, and the complex family involvement stand out. Conversely, the use of effective strategies, such as curricular adaptations and the Individualized Service Plan (ISP), was identified, which promoted advances in student autonomy and socialization. It is concluded that, despite the technical engagement of teachers, guaranteeing educational equity requires robust investments in infrastructure and in valuing the teaching profession, going beyond enrolment to ensure retention and quality learning. |
| Palavras-chave: | Educação inclusiva Atendimento educacional especializado Políticas públicas Inclusive education Specialized education services Public policies |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
| Citação: | SANTOS, Igor Almeida dos; SANTOS, José Messias dos; SANTOS, José Renan Gomes dos. Educação inclusiva no Município de Maceió - AL: um recorte sobre o atendimento educacional especializado. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17459 |
| Data do documento: | 27-nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| Educacao inclusiva no Município de Maceio - AL - um recorte sobre o atendimento educacional especializado.pdf | 730.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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