00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740861882717534pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Ana Maria Vergne de Morais-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6117395439543435pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2Nunes, Nelson da Silva-
dc.creatorSantos, Igor Almeida dos-
dc.creatorSantos, José Messias dos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3863558074013065pt_BR
dc.date.accessioned2025-12-23T14:09:09Z-
dc.date.available2025-12-23-
dc.date.available2025-12-23T14:09:09Z-
dc.date.issued2025-11-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Igor Almeida dos; SANTOS, José Messias dos; SANTOS, José Renan Gomes dos. Educação inclusiva no Município de Maceió - AL: um recorte sobre o atendimento educacional especializado. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17459-
dc.description.abstractThis article investigates the challenges and practices of professionals in Specialized Educational Services (SES) in promoting school inclusion in the public school system of Maceió. Based on current Brazilian legislation, such as the Brazilian Inclusion Law and CNE/CEB Resolution nº 4/2009, the study adopts a qualitative, exploratory descriptive approach. The methodology integrated the documentary analysis of microdata from the 2024 School Census and the application of questionnaires to teachers in the area, whose data were processed through Content Analysis. In the qualitative dimension, four central categories emerged: training, challenges, pedagogical strategies and evaluation. The results indicate that, although teachers have advanced qualifications, continuing education remains a gap that is mainly filled by their own resources. Among the obstacles, the precariousness of technological resources in the Multifunctional Resource Room (MRR), the fragility in collaborative work with regular education, and the complex family involvement stand out. Conversely, the use of effective strategies, such as curricular adaptations and the Individualized Service Plan (ISP), was identified, which promoted advances in student autonomy and socialization. It is concluded that, despite the technical engagement of teachers, guaranteeing educational equity requires robust investments in infrastructure and in valuing the teaching profession, going beyond enrolment to ensure retention and quality learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecialized education servicespt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação inclusiva no Município de Maceió - AL: um recorte sobre o atendimento educacional especializadopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo investiga os desafios e as práticas dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na promoção da inclusão escolar na rede pública de Maceió. Fundamentado na legislação brasileira vigente, como a Lei Brasileira de Inclusão e a Resolução CNE/CEB nº 4/2009, o estudo adota uma abordagem qualitativa, de natureza exploratório-descritiva. A metodologia integrou a análise documental dos microdados do Censo Escolar 2024 e a aplicação de questionários aos docentes da área, cujos dados foram tratados através da Análise de Conteúdo. Na dimensão qualitativa, emergiram quatro categorias centrais: formação, desafios, estratégias pedagógicas e avaliação. Os resultados apontam que, embora os docentes possuam qualificação avançada, a formação continuada permanece uma lacuna suprida majoritariamente por recursos próprios. Entre os entraves, destacam-se a precariedade de recursos tecnológicos na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), a fragilidade no trabalho colaborativo com o ensino regular e o complexo envolvimento familiar. Em contrapartida, identificou-se o uso de estratégias eficazes, como adaptações curriculares e o Plano de Atendimento Individualizado (PAI), que promoveram avanços na autonomia e socialização dos discentes. Conclui-se que, apesar do engajamento técnico dos professores, a garantia da equidade educacional exige investimentos robustos em infraestrutura e na valorização da carreira docente, transcendendo a matrícula para assegurar a permanência e o aprendizado qualificado.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educacao inclusiva no Município de Maceio - AL - um recorte sobre o atendimento educacional especializado.pdf730.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.