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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17186| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas |
| Título(s) alternativo(s): | Active learning methodologies: case study in the Alagoas Military Police Officer Training Course |
| Autor(es): | Gama, Alisson César da Silva |
| Primeiro Orientador: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Vidal, Odaléa Feitosa |
| Resumo: | Trata-se de estudo de caso relacionado à temática das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) aplicadas no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas (CFO/PMAL), subsidiado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e pela Matriz Curricular Nacional (MCN), para ações formativas dos profissionais de segurança pública, envolvendo formação de um profissional ativo, crítico-reflexivo, dotado de inúmeras competências, autonomia intelectual e habilidades específicas. Destarte, o objetivo geral foi investigar como as MAA incorporadas à prática pedagógica do CFO da PMAL contribuem para o ensino-aprendizagem, e o problema relaciona-se em como as MAA são incorporadas na prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem do CFO da PMAL. O lócus do estudo foi na Academia de Polícia Militar Senador de Melo (APMSAM), com 50 (cinquenta) alunos e 22 (vinte e dois) professores do 1º ano do CFO, e o objetivo específico refletido foram as MAA praticadas na turma. A metodologia envolve pesquisa qualitativa com uma abordagem mais profunda, contextualizada e oferecendo mais sentido através da hermenêutica. Os dados foram coletados através de questionários pelo google forms e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD), buscando entender sentidos e significados das respostas dos participantes e juntamente com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), como forma de integrar a literatura relacionado a temática e entender os sentidos dos dados coletados. Os resultados indicam que existe interesse na aplicação das MAA pelos professores, mas na prática se tem pouco conhecimento, alinhados com a falta de formação continuada dos professores e o ambiente educacional militar não oferece cenário promissor ativo. Mesmo orientados pelo PPC e a MCN para ações formativas dos profissionais de segurança pública, ainda, existe necessidade de uma efetivação real de práticas pedagógicas voltadas as MAA. |
| Abstract: | This case study addresses the theme of Active Learning Methodologies (ALM) applied in the first year of the Alagoas Military Police Officer Training Course (CFO/PMAL). This program, supported by the Course Pedagogical Project (PPC) and the National Curricular Matrix (MCN), serves as a training tool for public security professionals. This involves developing active, critical, and reflective professionals with numerous competencies, intellectual autonomy, and specific skills. The overall objective was to investigate how ALM, incorporated into the pedagogical practice of the PMAL CFO, contributes to teaching and learning. The problem relates to how ALM is incorporated into the pedagogical practice of the PMAL CFO's teaching and learning process. The study took place at the Senador de Melo Military Police Academy (APMSAM), with 50 (fifty) students and 22 (twenty-two) first-year CFO teachers. The specific focus was on the MAA practiced in the class. The methodology involved qualitative research with a deeper, contextualized approach, offering greater meaning through hermeneutics. Data were collected through Google Forms questionnaires and analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA), seeking to understand the meanings and significance of participants' responses. A Systematic Literature Review (SLR) was used to integrate the literature related to the topic and understand the meaning of the data collected. The results indicate that teachers are interested in applying MAA, but in practice, there is little knowledge, combined with a lack of continuing education for teachers and the lack of a promising military educational environment for active participation. Even guided by the PPC and MCN for training actions for public security professionals, there is still a need for the real implementation of pedagogical practices focused on MAA. |
| Palavras-chave: | Metodologias ativas Formação militar Ensino-aprendizagem Tecnologias digitais da informação e comunicação Alagoas - Política Militar Active learning Methodologies Military training Teacher and learning Digital information and communication technologies - DICT |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
| Citação: | GAMA, Alisson César da Silva. Metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17186 |
| Data do documento: | 20-ago-2025 |
| Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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| Metodologias ativas de aprendizagem - estudo de caso no Curso de Formacao de Oficiais da Policia Militar de Alagoas.pdf | 1.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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