00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luís Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee2Vidal, Odaléa Feitosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9460820799039248pt_BR
dc.creatorGama, Alisson César da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8473009540645588pt_BR
dc.date.accessioned2025-11-06T12:41:57Z-
dc.date.available2025-11-06-
dc.date.available2025-11-06T12:41:57Z-
dc.date.issued2025-08-20-
dc.identifier.citationGAMA, Alisson César da Silva. Metodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17186-
dc.description.abstractThis case study addresses the theme of Active Learning Methodologies (ALM) applied in the first year of the Alagoas Military Police Officer Training Course (CFO/PMAL). This program, supported by the Course Pedagogical Project (PPC) and the National Curricular Matrix (MCN), serves as a training tool for public security professionals. This involves developing active, critical, and reflective professionals with numerous competencies, intellectual autonomy, and specific skills. The overall objective was to investigate how ALM, incorporated into the pedagogical practice of the PMAL CFO, contributes to teaching and learning. The problem relates to how ALM is incorporated into the pedagogical practice of the PMAL CFO's teaching and learning process. The study took place at the Senador de Melo Military Police Academy (APMSAM), with 50 (fifty) students and 22 (twenty-two) first-year CFO teachers. The specific focus was on the MAA practiced in the class. The methodology involved qualitative research with a deeper, contextualized approach, offering greater meaning through hermeneutics. Data were collected through Google Forms questionnaires and analyzed using Discursive Textual Analysis (DTA), seeking to understand the meanings and significance of participants' responses. A Systematic Literature Review (SLR) was used to integrate the literature related to the topic and understand the meaning of the data collected. The results indicate that teachers are interested in applying MAA, but in practice, there is little knowledge, combined with a lack of continuing education for teachers and the lack of a promising military educational environment for active participation. Even guided by the PPC and MCN for training actions for public security professionals, there is still a need for the real implementation of pedagogical practices focused on MAA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectFormação militarpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAlagoas - Política Militarpt_BR
dc.subjectActive learning Methodologiespt_BR
dc.subjectMilitary trainingpt_BR
dc.subjectTeacher and learningpt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologies - DICTpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMetodologias ativas de aprendizagem: estudo de caso no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeActive learning methodologies: case study in the Alagoas Military Police Officer Training Coursept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoTrata-se de estudo de caso relacionado à temática das Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) aplicadas no 1º ano do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Alagoas (CFO/PMAL), subsidiado pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e pela Matriz Curricular Nacional (MCN), para ações formativas dos profissionais de segurança pública, envolvendo formação de um profissional ativo, crítico-reflexivo, dotado de inúmeras competências, autonomia intelectual e habilidades específicas. Destarte, o objetivo geral foi investigar como as MAA incorporadas à prática pedagógica do CFO da PMAL contribuem para o ensino-aprendizagem, e o problema relaciona-se em como as MAA são incorporadas na prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem do CFO da PMAL. O lócus do estudo foi na Academia de Polícia Militar Senador de Melo (APMSAM), com 50 (cinquenta) alunos e 22 (vinte e dois) professores do 1º ano do CFO, e o objetivo específico refletido foram as MAA praticadas na turma. A metodologia envolve pesquisa qualitativa com uma abordagem mais profunda, contextualizada e oferecendo mais sentido através da hermenêutica. Os dados foram coletados através de questionários pelo google forms e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD), buscando entender sentidos e significados das respostas dos participantes e juntamente com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), como forma de integrar a literatura relacionado a temática e entender os sentidos dos dados coletados. Os resultados indicam que existe interesse na aplicação das MAA pelos professores, mas na prática se tem pouco conhecimento, alinhados com a falta de formação continuada dos professores e o ambiente educacional militar não oferece cenário promissor ativo. Mesmo orientados pelo PPC e a MCN para ações formativas dos profissionais de segurança pública, ainda, existe necessidade de uma efetivação real de práticas pedagógicas voltadas as MAA.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.