Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17075
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo Calil de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6822339713125905 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria | - |
dc.contributor.referee2 | Mercado, Elizangela Leal de Oliveira | - |
dc.creator | Santos, Rayssa Karla Silva dos | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0148331526022269 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-17T13:33:33Z | - |
dc.date.available | 2025-10-17 | - |
dc.date.available | 2025-10-17T13:33:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-09-05 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Rayssa Karla Silva dos; OLIVEIRA, Eduardo Calil. Tarefas escolares de língua portuguesa no 1º e 2º anos do ensino fundamental: propostas de uma escola construtivista no início da década de 90. 2025. 22 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/17075 | - |
dc.description.abstract | This study examined Portuguese language school assignments created by two newly literate students during the years 1991 and 1992, within a teaching context based on a constructivist approach. The objective was to describe the types of assignments and texts produced by the students aged 6 to 7. This research was qualitative and documentary in nature. Our analysis focused on 64 assignments and manuscripts, which we classified chronologically while identifying tasks related to Portuguese language teaching content (spelling, punctuation, grammar) as well as the various types of textual genres produced. The results revealed a predominance of diverse textual productions (nursery rhymes, recipes, poetry, fictional narratives, among others), indicating the encouragement of authorship and rewriting as recurring practices. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino da escrita | pt_BR |
dc.subject | Text production | pt_BR |
dc.subject | Construtivsm | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Tarefas escolares de língua portuguesa no 1º e 2º anos do ensino fundamental: propostas de uma escola construtivista no início da década de 90 | pt_BR |
dc.title.alternative | Portuguese language school activities in the 1st and 2nd years of elementary school: proposals form a constructivist school in the yarly 1990s | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo analisou tarefas escolares de língua portuguesa produzidas por duas alunas recém-alfabetizadas, durante os anos de 1991 e 1992, em um contexto didático baseado na abordagem construtivista em uma das escolas pioneiras em implementar os pressupostos teóricos da obra "Psicogênese da Língua Escrita" (Ferreiro e Teberosky, 1985). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza documental, que busca responder de que forma as tarefas escolares refletem a proposta construtivista no início dos anos 90. O objetivo foi analisar os tipos de tarefas e textos escritos pelas alunas entre seus 6 e 7 anos de idade. Para isso, as tarefas foram classificadas cronologicamente e identificadas conforme os conteúdos de ensino de língua portuguesa (ortografia, pontuação, gramática) além dos tipos de gênero textual produzidos. Os resultados indicaram que houve uma predominância de produções textuais de diferentes tipos de textos (parlendas, receita, poesia, narrativas ficcionais, dentre outros), demonstrando o incentivo à autoria e à reescrita como práticas recorrentes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tarefas escolares de lingua portuguesa no 1 e 2 anos do ensino fundamental - propostas de uma escola construtivista no inicio da decada de 90.pdf | 1.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.