Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16763
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes: uma revisão da literatura |
Título(s) alternativo(s): | Impact of the pandemic on the mental health of students: a literature review |
Autor(es): | Silva, Maria Angélica Costa |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Milka Alves Correia |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fernandes, Ana Paula Lima Marques |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Carlos Everaldo Silva da |
Resumo: | Esta revisão bibliográfica busca identificar o impacto da pandemia no rendimento acadêmico de alunos dos cursos de graduação do Brasil. Juntamente com a pandemia, ocorreu a adoção de estratégias de isolamento social, as quais impactaram de maneira considerável a vida das pessoas, suas rotinas profissionais e pessoais e gerou uma forte recessão econômica em todo o mundo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que busca analisar os estudos mais recentes que tratam sobre os impactos e desafios da pandemia na rotina acadêmica. Buscou-se seguir uma sequência de assuntos interligados e que já vinham sendo objeto de estudo de antigos trabalhos, como o conceito de saúde mental, as estratégias de promoção da saúde mental, os desafios enfrentados para a promoção da saúde mental, a evasão estudantil, os novos desafios e impactos ocasionados no rendimento acadêmico devido à pandemia e a importância de se utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino remoto. Desta forma, o objeto de estudo é relevante, pois até a presente data de conclusão desta pesquisa a pandemia ainda perdura no cenário mundial, como também os seus efeitos negativos em todos os aspectos sociais e econômicos. Os resultados obtidos com a implementação do ensino remoto, mesmo com todas as dificuldades vivenciadas pelas instituições, alunos, professores e demais envolvidos, possibilitaram a continuidade das aulas e a redução dos prejuízos ocasionados ao rendimento acadêmico, como também possibilitou que os alunos voltassem a ter contato com colegas de classe e professores, minimizando os impactos emocionais. |
Abstract: | This literature review seeks to identify the impact of the pandemic on the academic performance of undergraduate students in Brazil. Along with the pandemic, social isolation strategies were adopted, which had a considerable impact on people's lives, their professional and personal routines and generated a strong economic recession around the world. The methodology used was the bibliographic review, which seeks to analyze the most recent studies that deal with the impacts and challenges of the pandemic in the academic routine. We sought to follow a sequence of interconnected subjects that had already been the object of study of old works, such as the concept of mental health, strategies for promoting mental health, the challenges faced for the promotion of mental health, student dropout, the new challenges and impacts caused on academic performance due to the pandemic and the importance of using technological tools in the remote teaching process. In this way, the object of study is relevant, because until the present date of completion of this research, the pandemic still persists on the world stage, as well as its negative effects on all social and economic aspects. The results obtained with the implementation of remote teaching, even with all the difficulties experienced by institutions, students, teachers and others involved, made it possible to continue classes and reduce the damage caused to academic performance, as well as allowing students to return to having contact with classmates and teachers, minimizing emotional impacts. |
Palavras-chave: | COVID-19, Pandemia, 2020- Estudantes universitários – Aspectos psicológicos Saúde mental Desempenho acadêmico Ensino remoto Estudantes universitários – Evasão escolar COVID-19, Pandemic, 2020- University Students – Psychological aspects Mental health Academic performance Remote teaching University Students – School Dropout |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Administração - Bacharelado |
Citação: | SILVA, Maria Angélica Costa. Impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes: uma revisão da literatura. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16763 |
Data do documento: | 22-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes uma revisão da literatura.pdf | 494.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.