00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Milka Alves Correia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7096185901729086pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5321776711537016pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Carlos Everaldo Silva da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8129653810168271pt_BR
dc.creatorSilva, Maria Angélica Costa-
dc.date.accessioned2025-08-12T19:18:23Z-
dc.date.available2025-08-12-
dc.date.available2025-08-12T19:18:23Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Angélica Costa. Impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes: uma revisão da literatura. 2025. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16763-
dc.description.abstractThis literature review seeks to identify the impact of the pandemic on the academic performance of undergraduate students in Brazil. Along with the pandemic, social isolation strategies were adopted, which had a considerable impact on people's lives, their professional and personal routines and generated a strong economic recession around the world. The methodology used was the bibliographic review, which seeks to analyze the most recent studies that deal with the impacts and challenges of the pandemic in the academic routine. We sought to follow a sequence of interconnected subjects that had already been the object of study of old works, such as the concept of mental health, strategies for promoting mental health, the challenges faced for the promotion of mental health, student dropout, the new challenges and impacts caused on academic performance due to the pandemic and the importance of using technological tools in the remote teaching process. In this way, the object of study is relevant, because until the present date of completion of this research, the pandemic still persists on the world stage, as well as its negative effects on all social and economic aspects. The results obtained with the implementation of remote teaching, even with all the difficulties experienced by institutions, students, teachers and others involved, made it possible to continue classes and reduce the damage caused to academic performance, as well as allowing students to return to having contact with classmates and teachers, minimizing emotional impacts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Administração - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia, 2020-pt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários – Evasão escolarpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemic, 2020-pt_BR
dc.subjectUniversity Students – Psychological aspectspt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.subjectAcademic performancept_BR
dc.subjectRemote teachingpt_BR
dc.subjectUniversity Students – School Dropoutpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleImpacto da pandemia na saúde mental dos estudantes: uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeImpact of the pandemic on the mental health of students: a literature reviewpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta revisão bibliográfica busca identificar o impacto da pandemia no rendimento acadêmico de alunos dos cursos de graduação do Brasil. Juntamente com a pandemia, ocorreu a adoção de estratégias de isolamento social, as quais impactaram de maneira considerável a vida das pessoas, suas rotinas profissionais e pessoais e gerou uma forte recessão econômica em todo o mundo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, que busca analisar os estudos mais recentes que tratam sobre os impactos e desafios da pandemia na rotina acadêmica. Buscou-se seguir uma sequência de assuntos interligados e que já vinham sendo objeto de estudo de antigos trabalhos, como o conceito de saúde mental, as estratégias de promoção da saúde mental, os desafios enfrentados para a promoção da saúde mental, a evasão estudantil, os novos desafios e impactos ocasionados no rendimento acadêmico devido à pandemia e a importância de se utilizar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino remoto. Desta forma, o objeto de estudo é relevante, pois até a presente data de conclusão desta pesquisa a pandemia ainda perdura no cenário mundial, como também os seus efeitos negativos em todos os aspectos sociais e econômicos. Os resultados obtidos com a implementação do ensino remoto, mesmo com todas as dificuldades vivenciadas pelas instituições, alunos, professores e demais envolvidos, possibilitaram a continuidade das aulas e a redução dos prejuízos ocasionados ao rendimento acadêmico, como também possibilitou que os alunos voltassem a ter contato com colegas de classe e professores, minimizando os impactos emocionais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Impacto da pandemia na saúde mental dos estudantes uma revisão da literatura.pdf494.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.