Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16748
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Interseccionalidades: Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicional |
Título(s) alternativo(s): | Intersectionalities: Kindred, by Octavia Butler, in the English as an Additional Language classroom |
Autor(es): | Oliveira, Lívia Silva Leandro de |
Primeiro Orientador: | Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza |
metadata.dc.contributor.referee1: | Aguero, Dolores Aronovich |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rieger, Pedro Gustavo |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da leitura literária em aulas de língua inglesa no Ensino Médio utilizando outras mídias além do formato impresso tradicional e propor atividades didáticas, cuja metodologia se deu a partir de pesquisa bibliográfica. A pesquisa situa-se na convergência entre os campos dos Estudos Literários, Culturais e de Gênero, e Ensino de Língua Inglesa e tem como foco o romance Kindred (1979), escrito pela autora norte-americana Octavia Butler, e sua transposição para a forma de graphic novel, adaptada pelos artistas Damian Duffy e John Jennings em 2017. Para tanto, inicialmente percorro as diretrizes para educação em Direitos Humanos, especificamente no tocante à educação para todos, com foco nos Temas Contemporâneos Transversais. Em um segundo momento, analiso a narrativa de Butler e a representação de mulheres negras na ficção, contextualizando a leitura com base em categorias teóricas como a interseccionalidade, a decolonialidade e o letramento crítico. Em seguida, proponho atividades didáticas para a exploração das referidas narrativas na escola, com foco na educação antirracista. Entendendo que o Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Saliento que esta fase dos estudos é um período importante para firmar e aprofundar o que foi aprendido durante toda a vida escolar, e também para refletir sobre as opiniões, sentimentos, emoções e fazer com que os/as estudantes possam expressá-los de forma respeitosa e crítica. Nesse sentido, a literatura pode ser compreendida e utilizada como um meio para a formação de leitores/as mais conscientes. |
Abstract: | This study aims to analyze the importance of literary reading in High School English classes using media other than the traditional printed format and to propose didactic activities, whose methodology was based on bibliographic research. The research is situated at the intersection of Literary, Cultural, Gender Studies and English language teaching, focusing on the novel Kindred (1979) by American author Octavia Butler, and its transposition into the graphic novel format, adapted by artists Damian Duffy and John Jennings in 2017. Initially, I explore the guidelines for Human Rights education, specifically regarding education for all, focusing on Contemporary Transversal Themes. Secondly, I analyze Butler's narrative and the representation of black women in fiction, contextualizing the reading based on theoretical categories such as intersectionality, decoloniality, and critical literacy. Subsequently, I propose didactic activities for exploring these narratives in the classroom, focusing on anti-racist education, understanding that High School is the final stage of basic education. I emphasize that this phase of education is an important period to consolidate and deepen what has been learned throughout schooling, as well as to reflect on opinions, feelings, and emotions, allowing students to express them in a respectful and critical manner. In this sense, literature can be understood and used as a means to cultivate more conscious readers. |
Palavras-chave: | Kindred. Butler Octavia. Butler Ensino médio Atividades didáticas Antirracismo - Educação Língua Inglesa - Estudo e ensino Kindred. Butler Octavia. Butler High school Teaching activities Anti-racism - Education English language - Study and teaching |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Inglês) - Licenciatura |
Citação: | OLIVEIRA, Lívia Silva Leandro de. Interseccionalidades: Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicional 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16748 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Interseccionalidades Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicional.pdf | 9.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.