00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee1Aguero, Dolores Aronovich-
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee2Rieger, Pedro Gustavo-
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.creatorOliveira, Lívia Silva Leandro de-
dc.date.accessioned2025-08-08T20:49:57Z-
dc.date.available2025-06-09-
dc.date.available2025-08-08T20:49:57Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lívia Silva Leandro de. Interseccionalidades: Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicional 2025. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Inglês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16748-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the importance of literary reading in High School English classes using media other than the traditional printed format and to propose didactic activities, whose methodology was based on bibliographic research. The research is situated at the intersection of Literary, Cultural, Gender Studies and English language teaching, focusing on the novel Kindred (1979) by American author Octavia Butler, and its transposition into the graphic novel format, adapted by artists Damian Duffy and John Jennings in 2017. Initially, I explore the guidelines for Human Rights education, specifically regarding education for all, focusing on Contemporary Transversal Themes. Secondly, I analyze Butler's narrative and the representation of black women in fiction, contextualizing the reading based on theoretical categories such as intersectionality, decoloniality, and critical literacy. Subsequently, I propose didactic activities for exploring these narratives in the classroom, focusing on anti-racist education, understanding that High School is the final stage of basic education. I emphasize that this phase of education is an important period to consolidate and deepen what has been learned throughout schooling, as well as to reflect on opinions, feelings, and emotions, allowing students to express them in a respectful and critical manner. In this sense, literature can be understood and used as a means to cultivate more conscious readers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectKindred. Butler Octavia. Butlerpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAtividades didáticaspt_BR
dc.subjectAntirracismo - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectKindred. Butler Octavia. Butlerpt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectTeaching activitiespt_BR
dc.subjectAnti-racism - Educationpt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleInterseccionalidades: Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicionalpt_BR
dc.title.alternativeIntersectionalities: Kindred, by Octavia Butler, in the English as an Additional Language classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a importância da leitura literária em aulas de língua inglesa no Ensino Médio utilizando outras mídias além do formato impresso tradicional e propor atividades didáticas, cuja metodologia se deu a partir de pesquisa bibliográfica. A pesquisa situa-se na convergência entre os campos dos Estudos Literários, Culturais e de Gênero, e Ensino de Língua Inglesa e tem como foco o romance Kindred (1979), escrito pela autora norte-americana Octavia Butler, e sua transposição para a forma de graphic novel, adaptada pelos artistas Damian Duffy e John Jennings em 2017. Para tanto, inicialmente percorro as diretrizes para educação em Direitos Humanos, especificamente no tocante à educação para todos, com foco nos Temas Contemporâneos Transversais. Em um segundo momento, analiso a narrativa de Butler e a representação de mulheres negras na ficção, contextualizando a leitura com base em categorias teóricas como a interseccionalidade, a decolonialidade e o letramento crítico. Em seguida, proponho atividades didáticas para a exploração das referidas narrativas na escola, com foco na educação antirracista. Entendendo que o Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Saliento que esta fase dos estudos é um período importante para firmar e aprofundar o que foi aprendido durante toda a vida escolar, e também para refletir sobre as opiniões, sentimentos, emoções e fazer com que os/as estudantes possam expressá-los de forma respeitosa e crítica. Nesse sentido, a literatura pode ser compreendida e utilizada como um meio para a formação de leitores/as mais conscientes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interseccionalidades Kindred, de Octavia Butler, em sala de aula de inglês como língua adicional.pdf9.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.