00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16721
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teaching reading in digital interaction, proposal of activities with Instagram for high school
Autor(es): Tavares, Jonathan dos Santos
Primeiro Orientador: Lima, Isabel Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana Pincho de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre o ensino de leitura em interação digital. Para isso, apresentamos de forma crítica as diretrizes da BNCC referentes ao ensino de leitura e interação em contexto digital; discutimos sobre as estratégias de leitura propostas por SOLÉ (1998); e sugerimos três propostas de atividades com o Instagram para o ensino médio. Sob a perspectiva da Linguística Textual, destacamos a importância de explorar as possibilidades e potencialidades das mídias digitais, especialmente o Instagram, para promover uma aprendizagem mais interativa, dinâmica e significativa. Além disso, discutimos sobre os desafios enfrentados pelos professores ao incorporar as tecnologias digitais no ambiente escolar e ressaltamos a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para atualizá-las às necessidades que os modos de interação exigem na atualidade, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, consideramos que a integração das tecnologias digitais no ensino de leitura pode contribuir severamente para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, melhorando a interação, o engajamento e a reflexão crítica na interação com os textos.
Abstract: The general objective of this paper is to reflect on the teaching of reading in digital interaction. To this end, we critically present the guidelines of the BNCC (National CommonCurricular Base) regarding the teaching of reading and interaction in a digital context; we discuss the reading strategies proposed by SOLÉ (1998); and we suggest three proposals for activities with Instagram for high school. From the perspective of Textual Linguistics, we highlight the importance of exploring the possibilities and potential of digital media, especially Instagram, to promote more interactive, dynamic and meaningful learning. In addition, we discuss the challenges faced by teachers when incorporating digital technologies into the school environment and emphasize the need to rethink pedagogical practices to update them to the needs that current modes of interaction require, considering the guidelines of the National Common Curricular Base. Therefore, we believe that the integration of digital technologies in reading instruction can significantly contribute to students' cognitive and social development, improving interaction, engagement and critical reflection when interacting with texts.
Palavras-chave: Leitura- Ensino
Interação digital
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Instagram
Leitura- Ensino
Digital interaction
National Common Curricular Base (BNCC)
Instagram
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: TAVERES, Jonathan dos Santos. Ensino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médio. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16721
Data do documento: 2-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médio.pdf622.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.