00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16721
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Isabel Muniz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0970361490316942pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1312070903160476pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorTavares, Jonathan dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:35:54Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:35:54Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationTAVERES, Jonathan dos Santos. Ensino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médio. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16721-
dc.description.abstractThe general objective of this paper is to reflect on the teaching of reading in digital interaction. To this end, we critically present the guidelines of the BNCC (National CommonCurricular Base) regarding the teaching of reading and interaction in a digital context; we discuss the reading strategies proposed by SOLÉ (1998); and we suggest three proposals for activities with Instagram for high school. From the perspective of Textual Linguistics, we highlight the importance of exploring the possibilities and potential of digital media, especially Instagram, to promote more interactive, dynamic and meaningful learning. In addition, we discuss the challenges faced by teachers when incorporating digital technologies into the school environment and emphasize the need to rethink pedagogical practices to update them to the needs that current modes of interaction require, considering the guidelines of the National Common Curricular Base. Therefore, we believe that the integration of digital technologies in reading instruction can significantly contribute to students' cognitive and social development, improving interaction, engagement and critical reflection when interacting with texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura- Ensinopt_BR
dc.subjectInteração digitalpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectLeitura- Ensinopt_BR
dc.subjectDigital interactionpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Base (BNCC)pt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeTeaching reading in digital interaction, proposal of activities with Instagram for high schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral refletir sobre o ensino de leitura em interação digital. Para isso, apresentamos de forma crítica as diretrizes da BNCC referentes ao ensino de leitura e interação em contexto digital; discutimos sobre as estratégias de leitura propostas por SOLÉ (1998); e sugerimos três propostas de atividades com o Instagram para o ensino médio. Sob a perspectiva da Linguística Textual, destacamos a importância de explorar as possibilidades e potencialidades das mídias digitais, especialmente o Instagram, para promover uma aprendizagem mais interativa, dinâmica e significativa. Além disso, discutimos sobre os desafios enfrentados pelos professores ao incorporar as tecnologias digitais no ambiente escolar e ressaltamos a necessidade de repensar as práticas pedagógicas para atualizá-las às necessidades que os modos de interação exigem na atualidade, considerando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Portanto, consideramos que a integração das tecnologias digitais no ensino de leitura pode contribuir severamente para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, melhorando a interação, o engajamento e a reflexão crítica na interação com os textos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de leitura em interação digital, proposta de atividades com o Instagram para o ensino médio.pdf622.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.