00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticas
Título(s) alternativo(s): Teaching linguistic analysis and ENEM writing: didactic reflections
Autor(es): Bagestom, Larissa de Farias
Primeiro Orientador: Lima, Isabel Muniz
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Fabiana Pincho de
metadata.dc.contributor.referee2: Borges, Lorena Araújo de Oliveira
Resumo: O objetivo deste trabalho é construir uma sequência didática para o ensino do gênero redação Exame Nacional do Ensino Médio, focalizando a competência 1 de avaliação do exame. O desenvolvimento segue uma abordagem qualitativa do corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, utilizando os textos produzidos por participantes do ENEM pelo próprio Manual. A fundamentação teórica deste está relacionada aos estudos discursivos de Schneuwly e Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 e 2014), e às contribuições da Linguística Textual e ao ensino de gêneros escritos. Com a focalização nas dificuldades de construção sintática, o resultado é uma proposta de sequência didática e sua possível aplicação nas escolas de Ensino Médio. Com este estudo, espera-se que professores da área possam utilizá-la em suas aulas, de modo a facilitar o planejamento e garantir praticidade no ensino da Competência 1.
Abstract: The objective of this work is to build a didactic sequence for teaching the National High School Exam essay genre, focusing on competency 1 of exam assessment. The development follows a qualitative approach to the corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, using the texts produced by ENEM participants by the Manual itself. The theoretical foundation of this is related to the discursive studies of Schneuwly and Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 and 2014), and the contributions of Textual Linguistics and the teaching of written genres. With the focus on the difficulties of syntactic construction, the result is a proposal for a didactic sequence and its possible application in high schools. With this study, it is expected that teachers in the area can use it in their classes, in order to facilitate planning and ensure practicality in teaching Competency 1.
Palavras-chave: Sequência didática
Análise linguística
Linguística textual
Ensino médio
Sequência didática
Linguistic analysis
Textual linguistics
High school
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Português) - Licenciatura
Citação: BAGESTOM, Larissa de Farias. Ensino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticas. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720
Data do documento: 3-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de análise linguística e redação do ENEM reflexões didáticas.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.