Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticas |
Título(s) alternativo(s): | Teaching linguistic analysis and ENEM writing: didactic reflections |
Autor(es): | Bagestom, Larissa de Farias |
Primeiro Orientador: | Lima, Isabel Muniz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Oliveira, Fabiana Pincho de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Borges, Lorena Araújo de Oliveira |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é construir uma sequência didática para o ensino do gênero redação Exame Nacional do Ensino Médio, focalizando a competência 1 de avaliação do exame. O desenvolvimento segue uma abordagem qualitativa do corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, utilizando os textos produzidos por participantes do ENEM pelo próprio Manual. A fundamentação teórica deste está relacionada aos estudos discursivos de Schneuwly e Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 e 2014), e às contribuições da Linguística Textual e ao ensino de gêneros escritos. Com a focalização nas dificuldades de construção sintática, o resultado é uma proposta de sequência didática e sua possível aplicação nas escolas de Ensino Médio. Com este estudo, espera-se que professores da área possam utilizá-la em suas aulas, de modo a facilitar o planejamento e garantir praticidade no ensino da Competência 1. |
Abstract: | The objective of this work is to build a didactic sequence for teaching the National High School Exam essay genre, focusing on competency 1 of exam assessment. The development follows a qualitative approach to the corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, using the texts produced by ENEM participants by the Manual itself. The theoretical foundation of this is related to the discursive studies of Schneuwly and Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 and 2014), and the contributions of Textual Linguistics and the teaching of written genres. With the focus on the difficulties of syntactic construction, the result is a proposal for a didactic sequence and its possible application in high schools. With this study, it is expected that teachers in the area can use it in their classes, in order to facilitate planning and ensure practicality in teaching Competency 1. |
Palavras-chave: | Sequência didática Análise linguística Linguística textual Ensino médio Sequência didática Linguistic analysis Textual linguistics High school |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Português) - Licenciatura |
Citação: | BAGESTOM, Larissa de Farias. Ensino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticas. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720 |
Data do documento: | 3-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ensino de análise linguística e redação do ENEM reflexões didáticas.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.