00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Isabel Muniz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0970361490316942pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Lorena Araújo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorBagestom, Larissa de Farias-
dc.date.accessioned2025-08-05T21:35:14Z-
dc.date.available2025-06-02-
dc.date.available2025-08-05T21:35:14Z-
dc.date.issued2024-04-03-
dc.identifier.citationBAGESTOM, Larissa de Farias. Ensino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticas. 2025. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16720-
dc.description.abstractThe objective of this work is to build a didactic sequence for teaching the National High School Exam essay genre, focusing on competency 1 of exam assessment. The development follows a qualitative approach to the corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, using the texts produced by ENEM participants by the Manual itself. The theoretical foundation of this is related to the discursive studies of Schneuwly and Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 and 2014), and the contributions of Textual Linguistics and the teaching of written genres. With the focus on the difficulties of syntactic construction, the result is a proposal for a didactic sequence and its possible application in high schools. With this study, it is expected that teachers in the area can use it in their classes, in order to facilitate planning and ensure practicality in teaching Competency 1.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português) - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectTextual linguisticspt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleEnsino de análise linguística e redação do ENEM: reflexões didáticaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching linguistic analysis and ENEM writing: didactic reflectionspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é construir uma sequência didática para o ensino do gênero redação Exame Nacional do Ensino Médio, focalizando a competência 1 de avaliação do exame. O desenvolvimento segue uma abordagem qualitativa do corpus “Manual dos Corretores do Enem, Competência 1”, utilizando os textos produzidos por participantes do ENEM pelo próprio Manual. A fundamentação teórica deste está relacionada aos estudos discursivos de Schneuwly e Dolz (2004), Possenti (1996), Antunes (2010 e 2014), e às contribuições da Linguística Textual e ao ensino de gêneros escritos. Com a focalização nas dificuldades de construção sintática, o resultado é uma proposta de sequência didática e sua possível aplicação nas escolas de Ensino Médio. Com este estudo, espera-se que professores da área possam utilizá-la em suas aulas, de modo a facilitar o planejamento e garantir praticidade no ensino da Competência 1.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de análise linguística e redação do ENEM reflexões didáticas.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.