00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713240004237441pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Maria Dolores Fortes-
dc.contributor.referee2Santos, Weider Alberto Costa-
dc.creatorSilva, Bárbara Suellen Santos da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8868594975613478pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-31T13:46:45Z-
dc.date.available2025-07-31-
dc.date.available2025-07-31T13:46:45Z-
dc.date.issued2025-06-27-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Suellen Santos da; MERCADO, Elisangela Leal de Oliveira. O papel da coordenação pedagógica na construção de uma escola inclusiva. 2025. 20 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16657-
dc.description.abstractThis article reports the experience of pedagogical coordination in supporting teaching practices amidst the challenges of building an inclusive school, based on critical reflections from a pedagogical coordinator of a private school in Maceió-AL during the 2023 and 2024 academic years. This analytical-reflective experience report seeks to understand the main challenges faced by pedagogical coordination in implementing effective school inclusion practices, as well as reflect on the strategies adopted to overcome these difficulties. With a qualitative approach, the study is grounded in theoretical research related to Inclusive Education and School Management. The experience reveals that one of the key challenges for pedagogical coordination in the context of school inclusion is providing support that allows the teaching team to align with the principles of inclusive education, rather than limiting their actions to offering temporary and generalized adaptations for students with disabilities. Thus, this analysis contributes to the broader discussion on school inclusion, particularly in private schools, which have been underexplored, and to updating the role of pedagogical coordination, with a focus on the challenges and advances in inclusive education in regular schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel da coordenação pedagógica na construção de uma escola inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo relata a experiência da coordenação pedagógica no apoio à prática docente frente aos desafios de construção de uma escola inclusiva a partir das reflexões críticas de uma coordenadora pedagógica de uma escola da rede privada de ensino de Maceió- AL, nos anos letivos de 2023 e 2024. Este relato de experiência do tipo analítico-reflexivo busca compreender os principais desafios que a coordenação pedagógica enfrenta ao tentar implementar práticas de inclusão escolar efetivas, além de refletir sobre as estratégias adotadas para superar as dificuldades encontradas. De abordagem qualitativa, o estudo tem como base teórica as pesquisas relacionadas à Educação Inclusiva e à Gestão Escolar. A experiência revela que um dos principais desafios da coordenação pedagógica no contexto da inclusão escolar é proporcionar uma atuação que permita à equipe docente se adequar aos pressupostos da educação inclusiva, em vez de limitar-se à proposição de adaptações pontuais e sazonais que atendem de maneira genérica os estudantes com deficiências. Assim, essa análise toma relevância para à ampliação da discussão sobre a inclusão escolar, especialmente nas escolas privadas, pouco exploradas, e na atualização do papel da coordenação pedagógica, com foco nos desafios e avanços da educação inclusiva nas escolas regulares.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da coordenacao pedagogica na construcao de uma escola inclusiva.pdf653.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.