00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16584
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil
Autor(es): Alves, Brenda Monallysa Martins da Silva
silva, Rayssa Mércia Marques da
Primeiro Orientador: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Adriana Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Bomfim, Janine Oliveira Cardeal
Resumo: Buscou-se reunir dados na literatura nacional vigente com o propósito de investigar como se dá o processo de inclusão dessas crianças, compreendendo as estratégias e desafios que permeiam o cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica baseada na abordagem qualitativa. Compreende-se que o processo de inclusão ainda é visto como um desafio, dada a fragilidade na formação dos profissionais no que diz respeito à questão das práticas inclusivas e da falta do apoio de toda a comunidade escolar, havendo uma necessidade de sensibilização dos professores para que possam mediar as ações e superar os preconceitos. Diante disso, concluiu-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, com Projeto Político Pedagógico (PPP) coerente e que privilegie a todos, e uma gestão com um olhar inclusivo, construindo estratégias pedagógicas que atendam toda a diversidade presente em sala de aula, a necessidade de formação continuada, além do olhar e escuta sensível dando voz para os sujeitos participantes desse processo.
Abstract: We sought to gather data from the current national literature in order to investigate how the process of including these children takes place, understanding the strategies and challenges that permeate everyday life in Early Childhood Education. The methodology used was bibliographical research based on a qualitative approach. It is understood that the process of inclusion is still seen as a challenge, given the weakness in the training of professionals with regard to the issue of inclusive practices and the lack of support from the entire school community, with a need to sensitize teachers so that they can mediate actions and overcome prejudices. In view of this, it was concluded that the entire school community needs to be involved, with a coherent Pedagogical Political Project (PPP) that favors everyone, and management with an inclusive outlook, building pedagogical strategies that cater for all the diversity present in the classroom, the need for continuing training, as well as a sensitive look and listening, giving a voice to the subjects participating in this process.
Palavras-chave: Inclusão
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Educação infantil
Inclusion
Autism spectrum disorder
Earlhy childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: ALVES, Brenda Monallysa Martins da Silva; SILVA, Rayssa Marques da; Souza, Janayna. Inclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16584
Data do documento: 28-mai-2025
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